Script = https://s1.trrsf.com/update-1754487910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Futuro Vivo: Lideranças indígenas refletem sobre ancestralidade e sintonia com a natureza

O que a SpaceX conquistou com a Starship é incrível: o problema é que isso foi feito às custas da saúde de funcionários

Starbase tem seis vezes mais acidentes de trabalho e quatro vezes mais feridos do que a média do setor. O mesmo não acontece na fábrica de foguetes Falcon 9.

27 jul 2025 - 14h20
(atualizado em 29/7/2025 às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

A SpaceX é incomparável. A velocidade com que monta seus foguetes, realiza testes e faz iterações em seus projetos está muito à frente da concorrência. Mas isso tem um custo oculto: uma taxa de feridos quatro vezes maior que a de seus rivais, lembrando os índices de segurança de 30 anos atrás.

Contexto

A Starbase é a base da Starship, o local onde a empresa aeroespacial de Elon Musk fabrica e testa o gigantesco foguete Starship com a ambição de lançar milhares de naves espaciais a Marte nas próximas décadas.

Embora o programa tenha alcançado feitos tecnológicos impensáveis, seu ritmo frenético e cronogramas acelerados estão cobrando um alto preço humano, especialmente quando se comparam os riscos assumidos pela SpaceX com a cautela habitual da indústria espacial.

Seis vezes mais acidentes de trabalho

Dados oficiais analisados pelo TechCrunch revelam que a Starbase sofre seis vezes mais acidentes de trabalho do que a média do setor, tornando-se a fábrica de foguetes com maior risco de lesões nos Estados Unidos.

A sede da SpaceX registrou uma taxa de lesões quatro vezes maior que a de seus concorrentes e semelhante aos números de 30 anos atrás, quando os protocolos de segurança eram menos rigorosos.

Números públicos

Os índices foram extraídos do banco de dados da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (OSHA) e utilizam uma métrica padronizada: a Taxa Total de Incidentes Registráveis (TRIR), que calcula o número de lesões em um ano para cada 100 ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Chefe da Nvidia não tem equilíbrio entre vida pessoal e profissional: trabalha 7 dias por semana e não para de pensar na empresa

Elon Musk conquistou algo impensável há alguns anos: transformar a Tesla na fabricante de carros elétricos mais odiada

"Porta para o inferno" já está aberta

O rei mais rico do mundo: seu império inclui 17.000 propriedades, 38 jatos particulares e uma coleção de 300 carros de luxo

Há 35 anos um desenvolvedor não conseguiu resolver um bug, então simplesmente mudou o texto da mensagem de erro

Xataka
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade