Instagram lança versão 'light' de aplicativo para países emergentes
Aplicativo tem apenas 500 quilobytes e só está disponível no México, por enquanto; programa não permite que usuários publiquem vídeos ou mandem mensagens para outros usuários
Econômico, aplicativo ocupa apenas 500 kB de armazenamento no smartphone
Foto: Instagram / Estadão
Uma nova versão do Instagram surgiu nesta semana na loja de aplicativos oficial do Google, a Play Store: chamada de Instagram Lite, ela tem apenas 500 kB (quilobytes) -- contra 141 MB (megabytes) do aplicativo regular -- e é voltada para mercados emergentes. Por enquanto, o app está disponível apenas no México e deve chegar a outros países nas próximas semanas.
É uma estratégia interessante para que a rede social consiga continuar crescendo -- na semana passada, ela alcançou 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Não é algo inédito: outros aplicativos do Facebook também já têm suas versões Lite, como é o caso do Facebook e do app de mensagens Messenger.
Há limitações, no entanto: o Instagram Lite permite apenas que os usuários publiquem fotos, além de compartilhar seus próprios Stories, na área de mensagens efêmeras da rede social. Já funções bastante populares, como a publicação de vídeos ou o uso de mensagens privadas entre os usuários, acabaram ficando de fora. (Vale lembrar que o Instagram tem um aplicativo próprio para mensagens, o Direct, que pode servir para complementar o uso do Instagram Stories).
Por enquanto, o Facebook ainda não se posicionou sobre a veiculação de publicidade dentro do Instagram Lite -- algo que pode minar sua intenção de ser um aplicativo econômico no que diz respeito aos recursos do celular e ao consumo de dados via redes móveis. No entanto, mesmo para quem tem um celular potente, o Instagram Lite pode ser uma boa opção, considerando o retrospecto de outros apps da família. O Messenger Lite, por exemplo, tem bem menos publicidade e recursos desnecessários que seu "irmão maior".
Prólogo - Em 28 de outubro de 2003, Mark Zuckerberg lança o Facemash, um predecessor do Facebook. Usando fotos do sistema de alunos de Harvard, o site pedia aos usuários que escolhessem qual era a garota mais ‘atraente’ entre duas opções.
Foto: Reprodução / Estadão
Início - Em 4 de fevereiro de 2004, quatro estudantes de Harvard fundam uma rede social voltada para estudantes da universidade, o Thefacebook: Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskowitz e o brasileiro Eduardo Saverin.
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Feed de notícias - Em setembro de 2006, o Facebook lança o News Feed (Feed de Notícias, em português): uma página que se atualizava automaticamente através de um algoritmo, mostrando as novidades nas atividades dos amigos do usuário. É um conceito novo para o período – o Twitter, que trabalhava a ideia em tempo real, havia sido lançado apenas há alguns meses.
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Fazenda Feliz - Lançado pela Zynga em 2010, FarmVille se torna o primeiro grande game a ser jogado dentro do Facebook. O jogo tinha um objetivo simples: o usuário assumia o papel de um fazendeiro, e tinha que gerar a maior produção possível de sua fazenda, fazendo dinheiro e amizades.
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A Rede Social - Estreia em outubro de 2010 o filme A Rede Social, que conta a história dos primeiros anos do Facebook. O filme, dirigido por David Fincher (Seven) e com roteiro de Aaron Sorkin (da série West Wing), é baseado no livro Bilionários por Acaso, do jornalista americano Ben Mezrich. O filme venceu três Oscars em 2011: melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor trilha sonora. Mark Zuckerberg era interpretado pelo ator americano Jesse Eisenberg.
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Linha do tempo - Em setembro de 2011, o Facebook introduz a Linha do Tempo (Timeline), uma função que alterava os perfis dos usuários: no lugar de informações detalhadas sobre sua vida, o perfil passava a ser uma grande cronologia dos eventos e atividades deles na rede social.
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Fundação Zuckerberg - Zuckerberg e Priscilla Chan durante o anúncio da chegada de Max, sua primeira filha