Script = https://s1.trrsf.com/update-1785522911/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inovação

Publicidade

Eve, da Embraer, realiza primeiro voo de transição de seu 'carro voador'

Fase é considerada uma das mais críticas do voo de uma aeronave eVTOL, por envolver mudança da sustentação vertical para voo horizontal, segundo a companhia

3 ago 2026 - 10h12
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Eve, da Embraer, realiza primeiro voo de transição de seu 'carro voador'
Eve, da Embraer, realiza primeiro voo de transição de seu 'carro voador'
Foto: Reprodução/Instagram/@eveairmobility

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, informou nesta segunda-feira, 3, que avançou no desenvolvimento de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês) ao realizar o primeiro voo da fase de transição com o protótipo de engenharia. Segundo a companhia, o teste ocorreu em Melbourne, na Flórida.

De acordo com o comunicado, o voo incluiu a ativação da hélice propulsora traseira (pusher), marcando o início da etapa em que a aeronave passa do voo vertical para o voo horizontal. No ensaio, a aeronave atingiu velocidade estabilizada de 27 nós (50 km/h) e velocidade máxima de 30 nós (55 km/h), com a hélice operando até 1.200 RPM.

A empresa informou que o voo durou 3 minutos e 9 segundos, percorreu cerca de 0,84 milha náutica (1.550 metros) e alcançou 90 pés (27 metros) de altura acima do nível do solo.

"Este primeiro voo de transição parcial é um marco importante na trajetória de desenvolvimento da Eve", afirma Johann Bordais, CEO da Eve Air Mobility, na nota. "A ativação bem-sucedida do sistema de propulsão traseiro valida um aspecto fundamental do design da nossa aeronave e nos aproxima cada vez mais de entregar soluções de mobilidade aérea seguras, eficientes e escaláveis."

A companhia explica que a fase de transição é considerada uma das etapas mais críticas do voo de uma aeronave eVTOL, por envolver a mudança da sustentação vertical para o voo horizontal. Para a Eve, a conclusão desse ensaio inicial de transição parcial representa um avanço no trabalho de ampliar o envelope de voo (faixa de condições operacionais) e validar o desempenho dos sistemas da aeronave.

"Este voo demonstrou com êxito a ativação da hélice propulsora traseira durante o voo e validou as principais metas de desempenho no início da fase de transição", destaca Marcelo Basile, diretor de engenharia da Eve Air Mobility.

A Eve também informou que sua equipe de engenharia de ensaios em voo segue com análises de cargas e estruturais para apoiar a ampliação do envelope de voo. Na sequência do programa, a companhia planeja realizar testes de enlace de dados para validar o desempenho do enlace de rádio e apoiar operações em velocidades de até 50 nós (92 km/h). Nas próximas semanas, segundo a empresa, a expectativa é expandir progressivamente o envelope de velocidade como parte da campanha de ensaios em voo de transição.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra