IBM já tem seu chip quântico e anuncia quando deve lançar versão ainda mais avançada
Plataforma de hardware Quantum Heron e o software Qiskit oferecem mitigação de erros de última geração Principal problema enfrentado pelos computadores quânticos no campo da correção de erros é ruído
A IBM cumpriu sua promessa. O itinerário publicado em dezembro de 2023 previa que antes do final de 2024 a plataforma Heron (5K) equipada com mitigação de erros estaria pronta. E aqui está ela. A empresa americana anunciou, entre outras notícias importantes, que o hardware quântico que planejava ter pronto até o final deste ano já está disponível para projetos de pesquisa.
Até agora, as previsões mais otimistas nos convidavam a contemplar a possibilidade de que computadores quânticos dotados da capacidade de corrigir seus próprios erros chegassem durante a próxima década. Essas máquinas provavelmente serão muito mais úteis do que os protótipos disponíveis atualmente, porque servirão para resolver uma gama muito mais ampla de problemas, por isso costumamos nos referir a elas como 'computadores quânticos totalmente funcionais'.
O processador quântico Heron e o software Qiskit deram um grande passo à frente
O principal problema enfrentado pelos computadores quânticos no campo da correção de erros é o ruído, entendido como perturbações que podem alterar o estado interno dos qubits e introduzir erros de cálculo. A estratégia que muitos dos grupos de pesquisa envolvidos no desenvolvimento de computadores quânticos estão optando é monitorar as operações realizadas pelos qubits para identificar erros em tempo real e corrigi-los. O problema é que, do ponto de vista prático, essa estratégia é muito desafiadora.
No entanto, existe um caminho alternativo. É conhecido como 'mitigação ...
Matérias relacionadas
Poucos sabem, mas os EUA usam disco rígidos antigos para conseguir terras raras após o veto da China