PUBLICIDADE

IA do ChatGPT vai transcrever prontuários médicos

A solução DAX Express consegue reconhecer fala, gerar prontuários e oferecer pequenos resumos com dados e insights para o médico definir o tratamento adequado

21 mar 2023 - 17h12
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Microsoft, em parceria com a Nuance, lançou uma inteligência artificial baseada no ChatGPT capaz de transcrever prontuários médicos. O recurso dispensa que médicos precisem gastar tempo digitando no computador os sintomas e diagnósticos, pois tudo seria conduzido pela IA generativa.

Foto: DC_Studio/Envato / Canaltech

O Dragon Ambient eXperience Express (DAX) foi projetado para reconhecer fala e gerar prontuários em consultas presenciais ou por telemedicina. A tecnologia cria um pequeno resumo de todo o atendimento em segundos, usando a IA para organizar tudo em tópicos e criar resumos.

O propósito da Gigante do Software é permitir um atendimento mais humanizado, afinal os médicos poderão dedicar mais atenção aos pacientes. Hoje, eles precisam se dividir entre ouvir as queixas, examinar, escrever tudo no PC, pensar no tratamento ideal para a enfermidade e prescrever a medicação.

Com o DAX Express, eles precisariam apenas ouvir e examinar, pois o prontuário e a receita seriam criados pela solução. Isso é possível graças ao uso da GPT-4, tecnologia superior ao ChatGPT lançada pela OpenAI na semana passada. Aqui, o serviço vai além de uma mera conversa para ganhar contornos mais práticos.

É capaz também de analisar dados e fornecer insights para embasar a tomada de decisão por médicos. A IA consegue analisar a eficácia de tratamentos passados para sugerir possíveis ações futuras, sempre baseada em informações coletadas anteriormente e treinadas em um modelo específico para a saúde.

Como surgiu o DAX Express?

A Microsoft já tinha acesso a esse modelo avançado da OpenAI, que também é usado no Bing Chat, por isso já consegue desenvolver soluções otimizadas há mais tempo. O trabalho com o DAX Express começou quando a companhia adquiriu a Nuance, uma empresa que produzia soluções voltadas para o setor médico desde 2021.

A Nuance já trabalhava em uma solução de reconhecimento e transcrição de fala chamada Dragon Medical One. Com a parceria firmada entre Microsoft e Open AI, veio o reforço da IA para tornar o produto ainda mais vantajoso para o mercado de saúde.

Segundo os desenvolvedores, o DAX Express consegue fazer anotações por até quatro horas consecutivas, o que pode ajudar até em cirurgias de pequenas e média complexidade. Enquanto executa os procedimentos, a equipe médica pode apenas dar orientações para a IA registrar cada passo realizado.

O vice-presidente corporativo de saúde global e ciências da vida da Microsoft, Tom McGuinness, disse acreditar que a solução pode revolucionar a medicina nos próximos anos. No post oficial de lançamento do produto, Tom explicou que o DAX Express poderia ser equiparado à descoberta de um novo tratamento, porque pode melhorar consideravelmente o atendimento na saúde.

"Como temos feito há anos, continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os prestadores de cuidados de saúde e a indústria em geral para ajudar a garantir que a IA seja usada de uma forma ética e transparente", concluiu o executivo.

A Microsoft não informou quando o produto estará disponível oficialmente no mercado. No site da Nuance, ainda não consta a oferta do DAX Express, mas somente o DAX antigo. Também não há informações detalhadas sobre o preço, pois os interessados precisam preencher um formulário solicitando a cotação.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade