PUBLICIDADE

Preview Chevrolet S10 2025 | Picape da GM evolui e pode ser líder

A Chevrolet S10 2025 está com um motor mais potente e uma série de modificações que deram vida nova à picape. Confira as primeiras impressões em nosso preview

26 mai 2024 - 17h00
(atualizado em 27/5/2024 às 18h30)
Compartilhar
Exibir comentários

A Chevrolet S10 2025 mudou por fora, por dentro e por baixo do capô. A GM apresentou a nova linha da picape com um objetivo muito claro: retomar a liderança entre as caminhonetes médias mais vendidas do Brasil, há um bom tempo nas mãos da Toyota Hilux.

Além de mexer diretamente no portfólio da família — saíram as versões LT e LS e entrou a WT (Work Truck) —, a GM deixou o visual da Chevrolet S10 2025 mais agressivo, fez ajustes mecânicos que deram vida nova à picape e deixou o modelo muito mais tecnológico.

Canaltech foi convidado para um test-drive de ida e volta entre Brasília e Pirenópolis, no interior de Goiás, em um percurso de cerca de 400 km, que misturou rodovias asfaltadas com estradas de terra e muita lama. Sem dúvida o cenário ideal para colocar à prova a vocação off-road da caminhonete.

E como será que a nova geração do motor 2.8 Turbo Diesel, agora com o label Duramax, um dos mais conceituados do mundo, se saiu na companhia do câmbio automático de 8 velocidades e as novas calibrações da suspensão? É isso o que vamos te contar nesse primeiro contato com a nova S10.

Chevrolet S10 2025 recebeu nova geração do Turbo Diesel 2.8 e ganhou vida nova (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Chevrolet S10 2025 recebeu nova geração do Turbo Diesel 2.8 e ganhou vida nova (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

Como anda a Chevrolet S10 2025?

Além das mudanças no design e nas versões, o que mais chamou a atenção no primeiro contato com a S10 2025 foi o comportamento da picape em seu "habitat natural": o off-road. Como bem definiu Suelen Arice, executiva responsável pela área na GM, a nova S10 ficou "brutalmente mais macia".

"Fizemos o refinamento do conjunto motriz para a redução de ruídos e menor índice de vibração. Temos novos amortecedores e nova calibração do conjunto de suspensão. Trouxemos soluções de veículos premium, como coxins especiais, nova coluna de direção periscópica e revisão do sistema de fixação", enumerou Arice, bastante satisfeita com o que a S10 tem a oferecer na nova linha.

Chevrolet S10 2025 passou por diversos acertos para ficar "brutalmente mais macia" (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Chevrolet S10 2025 passou por diversos acertos para ficar "brutalmente mais macia" (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

Comportamento da S10 na prática

Na pista e na terra, ou seja, na prática, tudo o que a executiva explicou na apresentação se confirmou. A nova Chevrolet S10 realmente evoluiu bastante no que diz respeito à dirigibilidade, isolamento acústico (13% mais silenciosa, segundo a marca) e, principalmente, absorção das irregularidades da pista.

Independentemente do terreno que enfrentamos ao volante da picape média da GM, comprovamos que os acertos e calibrações promovidos pela divisão de engenharia foram, como diz o dito popular, "na mosca". A S10 absorveu praticamente todas as imperfeições do terreno e, com isso, tornou a longa viagem bastante confortável, tanto para o motorista quanto para o passageiro.

Os reforços estruturais da carroceria, somados ao aumento das bitolas e tudo o que foi enumerado pela executiva, também tornaram a S10 uma caminhonete muito mais "à mão", com boa performance mesmo nas curvas mais sinuosas e, claro, potência e torque de sobra para encarar elevações e ultrapassagens sem medo.

A força do motor 2.8 Turbo Diesel, agora com 207 cv de potência, 52 kgf/m de torque e gerenciado por Inteligência Artificial se mostrou mais do que suficiente para o que o motorista precisa. Segundo a GM, a S10 2025 está 1 segundo mais rápida que a anterior, e com retomada 1,6 segundo mais ágil dos 80 aos 120 km/h. Tudo isso com uma curva de torque que entrega seu máximo já a 1.600 rpm e mantém até 2.400 rpm, faixa que o picapeiro mais utiliza.

S10 2025: O que esperar?

Após cerca de 400 quilômetros ao volante — e como passageiro — da nova Chevrolet S10 2025, dá para afirmar que a expectativa em relação à renovada caminhonete média da GM é a melhor possível.

Tanto a versão topo de linha, High Country, utilizada na primeira perna do test-drive, quanto a Z71, mais esportiva, mas com menos acessórios, mostraram atributos para convencer os consumidores que hoje preferem a Toyota Hilux ou a Ford Ranger de que a S10 pode, sim, voltar a liderar o segmento.

Claro que ainda é necessário passar um tempo maior com a caminhonete, independentemente da versão, para comprovar se a eficiência divulgada pela marca (9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada) se comprova na prática, e se o uso para um perímetro mais urbano é o ideal.

De qualquer forma, se o dito popular estiver correto e a primeira impressão realmente é a que fica, é melhor as rivais da S10 começarem a olhar pelo retrovisor, pois ela está de volta à briga e, com certeza, vai acelerar forte em busca de retomar o topo do ranking.

Versão High Country é mais equipada que a Z71, mas igualmente competente no comportamento (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Versão High Country é mais equipada que a Z71, mas igualmente competente no comportamento (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

Chevrolet S10 2025: Versões e preços

  • S10 WT Chassi 2.8 turbodiesel 4x4 MT: R$ 223.620
  • S10 WT Cabine Simples 2.8 turbodiesel 4x4 MT: R$ 232.710
  • S10 WT Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 MT: R$ 247.860
  • S10 WT Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 AT: R$ 268.060
  • S10 Z71 Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 AT: R$ 281.900
  • S10 LTZ Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 AT: R$ 292.800
  • S10 High Country Cabine Dupla 2.8 turbodiesel 4x4 AT: R$ 302.900
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Foto: Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Foto: Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Foto: Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Foto: Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Foto: Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Foto: Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
Foto: Canaltech

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade