PUBLICIDADE

Sem ajuda de humanos, robôs de IA descobrem novos materiais de laser

Consórcio global de seis laboratórios automatizados, supervisionados pela IA, começou a produzir novos materiais

23 mai 2024 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários
Robôs de IA descobrem novos materiais de laser por conta própria
Robôs de IA descobrem novos materiais de laser por conta própria
Foto: Forbes

Nos últimos anos, os robôs começaram a automatizar muitas etapas repetitivas, poupando o esforço humano nestas tarefas. Agora, robôs movidos a inteligência artificial (IA) foram além: descobriram novos materiais a laser por conta própria — sem a ajuda de humanos. 

Um consórcio global de seis laboratórios automatizados, supervisionados pela IA, começou a produzir novos materiais laser, dividindo o trabalho desde a síntese até aos testes. O resultado? Um composto que emite luz laser com eficiência recorde.

A pesquisa foi publicada na revista científica Science. O feito sugere que, em algumas áreas, os laboratórios autônomos podem superar os cientistas, fazendo descobertas perdidas pelos humanos.

No entanto, o estudo aponta que os laboratórios autônomos são limitados a determinadas pesquisas. 

"Os recentes avanços na automação experimental e na integração com a inteligência artificial (IA) lançaram as bases para os chamados “laboratórios autônomos”, mas permaneceram limitados a simples experiências de prova de conceito", diz o estudo. 

“Os laboratórios automatizados estão indo além das demonstrações de prova de conceito. Eles começaram a levar o avanço da ciência para o próximo nível", disse ao portal Science Milad Abolhasani, engenheiro químico da Universidade Estadual da Carolina do Norte que desenvolveu um laboratório autônomo não vinculado a este trabalho.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade