PUBLICIDADE

Estação Espacial Internacional registra luzes dos barcos de Bangkok; veja imagem

As luzes da cidade, assim como as dos barcos de pesca, são vistas do espaço pela ISS

28 mai 2024 - 12h29
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Foto mostra a cidade de Bangkok na Tailândia e seus subúrbios com luzes de LED verdes dos barcos de pesca próximos ao Golfo da Tailândia e Mar de Andaman.
Imagem completa das luzes de Bangkok, na Tailândia
Imagem completa das luzes de Bangkok, na Tailândia
Foto: NASA/JSC/Divulgação

Mais um caso de luzes misteriosas? Não exatamente. Uma foto tirada pela Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) das luzes da cidade de Bangkok, na Tailândia e sua região do subúrbios, em contraste com as luzes verdes neon dos barcos de pesca no Golfo da Tailândia e no Mar de Andaman.

A imagem foi feita no dia 6 de maio, mostrando as luzes que indicam a localização de centenas de barcos de pesca. No mar, eles utilizam grandes conjuntos de luzes de LED verdes para atrair plâncton e pequenos peixes até a superfície do mar.

Desta forma, os pequenos peixes funcionam como isca para o alvo principal desses barcos: as lulas. As mesmas práticas também são usadas ao longo da costa atlântica da América do Sul.

Essa não é a primeira imagem capturada pela ISS desse acontecimento. Em 2017, outra foto parecida ficou famosa.

Imagem do contraste das luzes de Bangkok com os barcos, de 2017
Imagem do contraste das luzes de Bangkok com os barcos, de 2017
Foto: NASA/JSC/Divulgação

Esta, no caso, possui uma pequena invasão do braço do robótico da ISS na foto.

Além disso, na imagem de 2017 é possível ver com mais detalhes a fronteira entre a Tailândia e Camboja, ao leste. É bem perceptível, por conta da diferença no número de luzes urbanas.

Bateria da natureza: conheça os poraquês, peixes elétricos capazes de disparar descargas de 860 volts Bateria da natureza: conheça os poraquês, peixes elétricos capazes de disparar descargas de 860 volts

O Camboja possui menor urbanização e uma população menor em comparação com seus países vizinhos. A maior parte dos cambojanos reside em áreas rurais voltadas para a agricultura, onde o acesso à eletricidade é limitado.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade