PUBLICIDADE

Ciência cria 1º filé de peixe de laboratório e promete gosto igual ao real

Futurísticos filés de garoupa foram criados a partir de células cultivadas em laboratório e impressos em 3D

4 mai 2023 - 18h15
Compartilhar
Exibir comentários
Filé de peixe foi impresso em 3D por empresa israelense
Filé de peixe foi impresso em 3D por empresa israelense
Foto: Steakholder Foods/ Shlomi Arbiv

Cientistas anunciaram o primeiro peixe produzido em laboratório e impresso em 3D do mundo. Segundo a empresa que irá comercializar o alimento, o produto “se desfaz e derrete na boca como um peixe de verdade”. 

Os futurísticos filés de garoupa foram criados a partir de células cultivadas em laboratório, promovendo a preservação da população de peixes que é cada vez menor. 

Nos próximos meses, a criadora do invento, a empresa de Israel Steakholder Foods, pretende disponibilizar esses alimentos ao mercado, permitindo que outros experimentem o peixe de “classe mundial”. 

"Estamos muito satisfeitos por ter produzido o primeiro filé de peixe do mundo cultivado em parceria com a Steakholder Foods", disse Mihir Pershad, CEO da Umami Meats, que forneceu as células para a carne. A entrevista foi concedida ao jornal britânico Daily Mail. 

“Nesta primeira degustação, mostramos um produto cultivado que lasca, tem gosto e derrete na boca exatamente como um peixe excelente deve ser. Nos próximos meses, pretendemos anunciar nossos planos para trazer este peixe cultivado de classe mundial para o mercado”, incluiu.

Produção

Os cientistas personalizaram bio-tintas — materiais usados na impressão 3D para formar tecidos artificiais — para produzir o peixe.

Essas tintas geralmente são feitas de células, mas também podem incorporar materiais semelhantes a gel e à base de plantas. Nesse caso, a Umami Meats, com sede em Cingapura, extraiu células de uma garoupa antes de transformá-las em músculos e gordura.

Quando colocada dentro da impressora 3D, essa carne ganhou massa. Um protótipo de peixe escamoso foi formado como resultado, imitando a textura de um cozido.

O peixe pode ser cozinhado assim que for impresso. As carnes cultivadas, em vez disso, ainda necessitam de incubação e maturação após a impressão.

No futuro, a Steakholder Foods espera usar sua impressora para criar várias espécies diferentes de peixes enquanto trabalha com outros participantes do setor.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade