Satélite tira foto da ISS a apenas 69 km de distância
Empresa da Austrália usou um dos seus satélites para tirar uma foto da Estação Espacial Internacional, registrada a apenas 70 km de distância
A Estação Espacial Internacional foi registrada em uma nova foto. O mais interessante é que o clique não foi feito por fotógrafos, mas sim por um satélite da australiana HEO Robotics, que registrou o laboratório orbital a 69,06 km de distância.
- Foto incrível mostra a Estação Espacial Internacional passando em frente à Lua
- Como diferenciar estrelas, planetas e satélites no céu noturno?
A empresa é especialista em tirar fotos de objetos no espaço, e divulgou a imagem em uma publicação no X, o antigo Twitter. "As imagens fora da Terra proporcionam a melhor visão dos satélites no espaço", escreveram. De acordo com a HEO Robotics, a foto foi tirada enquanto a ISS passava pelo oceano Índico a cerca de 70 km de distância.
A ISS orbita a Terra a cerca de 400 km de altitude e completa uma volta ao redor do nosso planeta a cada 90 minutos. Isso significa que os astronautas a bordo podem ver o Sol nascer e se pôr mais de 10 vezes por dia!
Confira a nova foto da ISS:
Non-Earth imaging provides the best view of satellites in space 🤩
We captured this image of the ISS as it passed over the Indian Ocean from a satellite 69.06 km away. pic.twitter.com/VCf4BW0zOk
— HEO (@heospace) May 13, 2024
Esta não é a primeira vez que a HEO Robotics tira fotos de satélites em órbita. No início do ano, a empresa registrou o satélite europeu ERS-2, de observação da Terra, a 300 km de altitude. No momento em que as fotos foram feitas, o satélite estava reentrando de pouco a pouco na atmosfera da Terra.
Ainda, no ano passado a companhia publicou uma animação da montagem da estação espacial Tiangong, da China. O mais interessante é que o vídeo mostra a construção da estação através de registros de sensores espaciais, que capturaram o processo visto do espaço.
Trending no Canaltech:
- Febre oropouche se espalha no Brasil com mais de 5 mil casos
- 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
- Enchente no RS obriga Volkswagen a parar fabricação de carros
- Sol tem a explosão mais forte já vista em seu ciclo atual
- Como saber se estou com febre se não tenho termômetro?
- Asteroide ficou mais perto da Terra que satélites nesta terça (14)