PUBLICIDADE

Cigarro para grávidas e cola na pizza: web critica respostas bizarras geradas por IA do Google

Internautas compartilham respostas erradas geradas pelo recém-lançado AI Overview; Google disse que irá corrigir as falhas

28 mai 2024 - 12h20
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O Google lançou o recurso AI Overview, baseado em inteligência artificial, que gerou alguns erros graves em seus resultados. Após a repercussão, foram tomadas medidas rápidas para melhorar os resultados da plataforma.
Logo do Google em Mountain View, Califórnia, EUA
1/11/2018 REUTERS/Stephen Lam/Arquivo
Logo do Google em Mountain View, Califórnia, EUA 1/11/2018 REUTERS/Stephen Lam/Arquivo
Foto: Reuters

O Google lançou este mês o recurso AI Overview, baseado em inteligência artificial generativa. A tecnologia — por enquanto em operação nos Estados Unidos — permite que os resultados de busca sejam acompanhados por resumos e imagens explicativas. Porém, nos primeiros dias de funcionamento da ferramenta, os usuários detectaram diversos erros nas respostas

Algumas respostas bizarras, como a de que "médicos recomendam que mulheres grávidas fumem de 2 a 3 cigarros por dia", foi compartilhada por um usuário em um post no X (ex-Twitter).

Assim, como este caso, outros erros graves também foram apontados por usuários nos Estados Unidos nos primeiros dias de funcionamento do AI Overview. 

Na última sexta (24), o Google afirmou à agência de notícias AFP que está tomando "medidas rápidas" para melhorar seus novos resultados de busca elaborados com inteligência artificial (IA) generativa.

"Muitos dos exemplos que vimos eram consultas pouco comuns, e também vimos exemplos manipulados ou que não conseguimos reproduzir", afirmou um porta-voz do Google à AFP. 

Outras respostas bizarras geradas pela plataforma, segundo os prints dos usuários, dizem que "seres humanos devem comer ao menos uma pedra pequena por dia" e que "pode-se usar cola para grudar a massa da pizza ao queijo". 

Após a repercussão, o Google corrigiu essas respostas e não é mais possível reproduzi-las.

Veja algumas das respostas que foram compartilhadas por internautas nas redes sociais:

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade