Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IA acha que mulheres têm "prazo de validade": estudo revela preconceito velado da Internet que ensina robôs a perpetuar desigualdade de gênero no mercado de trabalho

Além do etarismo, IAs também entendem que mulheres e homens "têm" profissões específicas

20 out 2025 - 10h25
(atualizado às 19h24)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Um novo estudo revelou que inteligências artificiais tendem a criar imagens de mulheres trabalhadoras em tipos específicos de profissões e, em média, mais novas que homens e definitivamente não recriar imagens de mulheres mais velhas.

Quando pedido um prompt para currículos para pessoas com nome feminino, a IA acabou criando candidatas mulheres que eram 1.6 mais novas que os candidatos fictícios homens. Além disso, ao comparar as criações, a tecnolopgia classificou as candidatas como menos qualificadas do que os candidatos, mostrando preconceito de idade e gênero.

Publicada na revista Nature, a pesquisa mostrou um pensamento que não condiz com a realidade, mas é propagada na Internet. Essa descoberta de um "etarismo de gênero" generalizado tem implicações no mundo real.

"É algo notável e prejudicial para as mulheres se verem retratadas... como se sua vida tivesse um arco narrativo que termina aos 30 ou 40 anos", afirmou a pesquisa.

O estudo utilizou muitas variáveis, como a de analisar cerca de 1.4 milhões de imagens, vídeos e textos da Internet, concluindo que como distorce a percepção da IA.

Ainda no estudo, a pesquisa pediu a mais de 6.000 programadores que avaliassem a idade de indivíduos em imagens online, como as encontradas no Google e na Wikipédia, de diversas ocupações. O que eles constataram era que os programadores davam idades mais novas para mulheres do que para homens. Paralelamente, eles também disseram que certas profissões ou cargos mais altos em ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Começo do fim? Meta vai retirar versão para desktop de aplicativo de mensagens

Golpistas estão de olho na comunicação entre RH e funcionários com phishing na área crescendo 120% em 2025, dizem especialistas

Apagão digital: falha na nuvem da Amazon derruba sites e apps no mundo todo e deixa usuários no escuro

O que é AWS? Apagão da nuvem da Amazon também é problema jurídico global

Pode xingar? Estudo aponta que chatbots de IA apresentam resultados melhores quando usuários são rudes

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade