Há 2% de chance de um asteroide atingir a Terra, mas não saberemos seu tamanho até que Webb o observe
O asteroide 2024 YR4 tem gerado um interesse inesperado desde o seu descobrimento em 27 de dezembro. Embora a probabilidade de impacto com a Terra seja muito baixa, passando de 1% para 2% à medida que novas observações são feitas, os cientistas enfrentam dificuldades para determinar o tamanho exato do objeto.
Para resolver essa questão, eles recorreram ao telescópio espacial mais poderoso da história, o James Webb, para obter respostas mais precisas.
O problema
Um dos maiores desafios na medição do asteroide está relacionado ao método utilizado, que depende da luz refletida pela sua superfície. As estimativas de tamanho para o 2024 YR4 variam entre 40 e 90 metros de diâmetro, um intervalo muito amplo para determinar o risco de um eventual impacto com o nosso planeta.
Isso ocorre porque o cálculo do tamanho é feito com base na luz visível refletida, e o asteroide pode ser um objeto de 40 metros muito reflexivo ou um objeto de 90 metros com uma superfície escura.
Recentemente, o asteroide foi identificado pelos cientistas do Catalina Sky Survey Project, financiado pela NASA. Este projeto determinou o possível "corredor de risco" do 2024 YR4, que é a área da Terra onde o asteroide pode colidir.
Visualização completa
A trajetória do corpo celeste abrange uma faixa estreita que vai do norte da América do Sul, atravessa o Pacífico e segue até a África subsaariana e a Ásia. Esse caminho inclui áreas densamente povoadas como Chennai (Índia) e a Ilha de Hainan (China), além de ...
Matérias relacionadas
Japão não brinca e quer construir um supercomputador que deixe a concorrência para trás