Google na Lua e laptop para cães: relembre piadas de 1° de abril
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Em 1° de abril de 2004 o Google anunciou ter aberto vagas para engenheiros no novo centro de pesquisa da empresa, The Google Copernicus Hosting Environment and Experiment in Search Engineering (G.C.H.E.E.S.E.), que seria aberto em 2007: na Lua. Por causa da piada, e das outras que o gigante das buscas fazia desde 2000, quase ninguém acreditou que o Gmail, lançado na data era real. O principal motivo era a oferta de 1GB de espaço gratuito, armazenamento muito superior aos concorrentes da époa
Foto: Reprodução
O notebook da Toshiba para cães era feito de material resiste a mordidas e saliva e tinha um leitor biométrico de patas, além de um touchpad em forma de osso. A novidade custava US$ 330 e o usuário só descobria que era uma piada ao clicar no link "saiba mais" do produto
Foto: Divulgação
Na lista de produtos falsos de 2009 estava o Toshiba PetBook K9 (em inglês, a sigla soa como "canino"), um notebook para cachorros. A piada tinha superprodução, com galeria de fotos do melhor amigo do homem navegando na web e um software que convertia latidos em texto
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Em 2009, o YouTube apostou numa versão "australiana" em que todo o conteúdo ficava de cabeça para baixo, e o novo layout tinha instruções de como girar a cabeça para ver o conteúdo. Quem não s e adaptasse ainda podia optar pelo formato original do site de vídeos
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Como o falcão-tubarão da Qualcomm também representasse perigo à sociedade, uma terceira raça foi criada, a dos crocodilos-águias, para monitorar os vigias "de primeiro grau"
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Para vigiar o pombo-lobo de conexão sem fio, a Qualcomm criou também um falcão-tubarão, que devia evitar que a primeira invenção se tornasse perigosa
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A Qualcomm, fabricante de componentes de Tecnologia da Informação (TI), anunciou em 2009 estações de base de redes sem fio implantadas em pombos. Os animais eram mutações genéticas misturadas com lobos, para que a parte "canina" compensasse a vulnerabilidade da parte "aviária"
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Em 2010, o site sobre a Segunda Guerra Mundial deu a notícia falsa de que um menino americano de 7 anos era a reencarnação de Dimitri Leselidze, um marinheiro em 1941 era embarcado em um navio soviético. O garoto "revelou", segundo as memórias de sua "vida passada", que o governo russo e também o americano conheciam os planos de ataque a Pearl Harbour, mas deixaram-no acontecer
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Outra piada de jornais, ainda de 2009, era a do também britânico Daily Mail, que anunciava que os aeroportos americanos iam começar a usar um scanner que enxergava através das roupas e mostrava as peças íntimas das pessoas. O aparelho até existe, mas o órgão de aviação americano não confirmava a informação
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No mesmo ano, o tradicional jornal britânico publicou que deixaria de ter uma versão impressa e passaria a transmitir todas as suas notícias pelo Twitter. O periódico também colocaria todo o seu acervo em 140 caracteres. Alguns dos exemplos já "traduzidos" para a linguagem do microblog incluíam a queda do muro de Berlim, em 1989: "Muro de Berlim cai! Opinião da maioria dos tuiteiros = é um momento histórico! O que você acha??? Dê sua opinião"
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Em 2009, o site de torrents The Pirate Bay publicou em sua página inicial uma imagem que tinha o símbolo da Warner Bros. ao lado de um coração e da logo da página suéca. A figura simbolizada uma parceria entre o site, uma das maiores fontes de links de download de conteúdo sob direitos autorais, e a gigante do entretenimento
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Voltando no tempo, uma das primeiras piadas de 1° de abril da web foi protagonizada por um dos institutos de tecnologia mais respeitados do mundo: o MIT. No site oficial estava a notícia de que a Disney havia comprado a instituição de ensino e a foto da sede do MIT vestia "orelhas de Mickey". A brincadeira era obra de alunos que invadiram o servidor do instituto
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Também em 2010, um site japonês aproveitou o burburinho sobre a chegada do iPad da Apple - que ainda não havia sido lançado - e colocou o produto à venda. O tablet oferecido era gigante e a página fornecia detalhes sobre a configuração do dispositivo
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Em 2010, de novo a bola da vez foi não precisar digitar. Na verdade, literalmente, o Google propunha uma "bola de cristal" como mecanismo de busca, que seria capaz de adivinhar o que o usuário desejava buscar
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No ano passado, o Google Motion foi a piada mais comentada entre as feitas pelos serviços do gigante de buscas. A tecnologia permitiria ao usuário controlar as funções do Gmail a partir de movimentos "intuitivos" do corpo, que eliminariam qualquer necessidade de digitação. A brincadeira foi tão elaborada que tinha explicações físicas, vídeos e até recomendações de segurança aos usuários
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Em 1° de abril de 2004 o Google anunciou ter aberto vagas para engenheiros no novo centro de pesquisa da empresa, The Google Copernicus Hosting Environment and Experiment in Search Engineering (G.C.H.E.E.S.E.), que seria aberto em 2007: na Lua. Por causa da piada, e das outras que o gigante das buscas fazia desde 2000, quase ninguém acreditou que o Gmail, lançado na data era real. O principal motivo era a oferta de 1GB de espaço gratuito, armazenamento muito superior aos concorrentes da époa