Ele não apareceu no anime, mas o mangá Dragon Ball: Super deixou claro que Mestre Kame era capaz de enfrentar o rival de Goku e lhe ensinar uma lição
Quando Dragon Ball estreou em meados dos anos 80, conhecemos não apenas o protagonista Goku, mas também seus inseparáveis companheiros. Entre os personagens secundários, um dos mais marcantes foi seu mentor, o Mestre Kame.
Ao longo dos anos, o personagem transmitiu inúmeras lições ao seu aprendiz — e, de certa forma, também ao público. No entanto, raramente o vimos enfrentando grandes adversários. Isso mudou com a chegada de Dragon Ball Super.
Alerta de spoilers: A seguir, abordaremos eventos do mangá de Dragon Ball Super.
Durante o Torneio do Poder, que encerrou de forma grandiosa o Arco da Sobrevivência Universal, Mestre Kame fez parte da equipe do Universo 7. No entanto, entre as diferenças entre o mangá original e sua adaptação para o anime, há uma última lição dada pelo velho mestre. Sem ela, Goku provavelmente não teria dominado a técnica do Ultra Instinto.
No meio do capítulo 39 do mangá de Dragon Ball Super, após eliminar Carsserale, membro do Universo 11, Mestre Kame correu para ajudar Goku, que estava tendo dificuldades para se manter de pé contra Jiren. Embora o protagonista insistisse que precisava se tornar mais forte para derrotá-lo, seu mestre não concordava.
Ele explicou que as artes marciais não se resumem apenas a vencer, mas sim a aprender a dominar a si mesmo. Com isso, relembrou a Goku os ensinamentos que recebeu de seus antigos mestres. Foi então que Mestre Kame, aos 350 anos de idade, decidiu enfrentar Jiren.
O veterano mestre conseguiu esquivar ...
Matérias relacionadas