Dia vai virar noite? Entenda eclipse raríssimo que vai provocar esse fenômeno
Acontecimento deve ocorrer no dia 2 de agosto de 2027 e vai durar aproximadamente 6 minutos
No dia 2 de agosto de 2027, ocorrerá um fenômeno raro: um eclipse solar total de longa duração que vai transformar o dia em noite durante cerca de 6 minutos e 23 segundos. Esse será o mais longo eclipse sobre terra firme desde 1991 e proporcionará um espetáculo único. Contudo, nem todos terão o privilégio e a oportunidade de vivenciar esse acontecimento, pois esse eclipse raro "só" será visível para 10 países de 3 continentes diferentes. Especialistas acreditam que um eclipse como esse não irá se repetir até o ano de 2114. Por isso, os sortudos que conseguirem estar na rota da sombra da Lua terão a chance de testemunhar um dos fenômenos astronômicos mais impressionantes deste século .
O que é um eclipse?
Antes de explicar esse fenômeno raríssimo que está para acontecer, é importante entender o que é um eclipse. O eclipse ocorre quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente a luz solar por alguns minutos, o chamado eclipse solar total. Nesse caso, o dia vira noite em plena luz do dia, em uma faixa específica da superfície terrestre. Contudo, também existem outros tipos de eclipse, como o eclipse solar parcial, eclipse solar anular, eclipse solar híbrido e o eclipse lunar.
O eclipse raro que irá ocorrer em agosto de 2027 é solar total. No entanto, a diferença deste eclipse é que durante esse fenômeno, o dia vai virar noite em plena luz do dia, em uma faixa específica da superfície terrestre durante aproximadamente 6 minutos, um marco ...
Matérias relacionadas