PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Dia Mundial da Água | Mapa indica pontos críticos de disponibilidade de água

É o Dia Mundial da Água, e a National Geographic Society criou um mapa capaz de identificar pontos críticos de disponibilidade de água, em todo o mundo

22 mar 2023 - 18h31
(atualizado às 19h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira (22), temos o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de conscientização à crise hídrica. Com essa questão em vista, a National Geographic Society criou, untamente com a Universidade de Utrecht, um mapa capaz de identificar pontos críticos de disponibilidade de água, em todo o mundo.

A ferramenta foi criada por meio do ArcGIS, um software de sistemas de informação geográfica desenvolvido pela empresa Esri. Por enquanto, o mapa já identificou 22 pontos críticos. A cartografia é baseada em modelo de código aberto avançado para rastrear essa disponibilidade.

Na prática, o mapa traz uma visualização interativa de cada local e mostra quanta água as pessoas consomem para uso agrícola, industrial e doméstico. Para a elaboração, houve a integração de mais de 40 anos de dados históricos. A ferramenta também é atualizada regularmente para monitorar as mudanças na disponibilidade de água.

O mapa também permite pesquisar sobre a bacia hidrográfica na qual vivem (com visualizações no mapa com precisão de até 10 km) para entender a disponibilidade de água, a demanda e os problemas de sustentabilidade.

Foto: Charlie Hamilton James/National Geographic / Canaltech

Entre os pontos críticos, estão o Vale Central, na Califórnia; Java; Indonésia; o Delta do Rio Nilo, no Egito e a Bacia do Rio Indo, no Paquistão. Esses locais enfrentam escassez de água por causa da diferença entre a demanda para uso humano e a disponibilidade do recurso.

Vale entender que as crises são agravadas por diversos fatores, como mudanças climáticas, aumento do consumo e o desenvolvimento econômico. Logo, a proposta da ferramenta é ajudar as pessoas de todo o mundo a entender agir para proteger os recursos de água doce.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade