PUBLICIDADE

ENC ou ANC | Qual é a melhor tecnologia de cancelamento de ruído?

Cancelamento de Ruído Ambiente e Cancelamento Ativo de Ruído podem ter nomes parecidos, mas tecnologias são muito diferentes; saiba qual a melhor para seu uso

13 mai 2024 - 03h00
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Quando estiver procurando um novo fone de ouvido, é muito provável que você se depare com dois termos de cancelamento de ruído: o ENC (Cancelamento de Ruído Ambiente) e o ANC (Cancelamento Ativo de Ruído). As duas tecnologias oferecem seus próprios benefícios e desvantagens, mas cada uma tem uso específico para casos muito diferentes. Neste artigo exploramos as particularidades de cada uma para ajudar você a entender qual adapta melhor com base em sua própria necessidade.

Foto: Apple / Canaltech

O que é ENC (Cancelamento de Ruído Ambiente)?

O ENC, ou Cancelamento de Ruído Ambiente, é uma tecnologia de redução de ruído aplicado no microfone durante chamadas para dar foco à voz de quem está falando. Ele utiliza algoritmos para identificar barulhos e sons ao redor do usuário, desde itens usados no dia a dia até forças externas como vento, latidos e vozes ou ruídos de aviões, helicópteros, carros, martelos e mais.

Por ser uma tecnologia que não necessita de equipamentos específicos e pode ser implementada via software, o ENC é mais popular e acessível que o ANC, que possui uma funcionalidade muito distinta.

Cancelamento Ativo de Ruído utiliza microfones internos e externos para evitar que você ouça os ruídos do ambiente (Imagem: Reprodução/Sony)
Cancelamento Ativo de Ruído utiliza microfones internos e externos para evitar que você ouça os ruídos do ambiente (Imagem: Reprodução/Sony)
Foto: Canaltech

O que é ANC (Cancelamento Ativo de Ruído)?

Em vez de ser aplicado para focar na voz do usuário, o Cancelamento Ativo de Ruído tem objetivo de focar na qualidade de som utilizando microfones para cancelar o ruído externo indesejado.

Ele necessita de hardware mais especializado com microfones voltados para fora que detectam o ruído do ambiente e microfones voltados para dentro que medem o que você está ouvindo. Assim é criada uma onda sonora invertida da mesma amplitude para isolar o som que vem de fora como vozes, motores, sirenes e mais.

Dessa forma, o Cancelamento Ativo de Ruído resulta em maior conforto de uso pois permite que o usuário ouça música em volume menor graças à diminuição de barulho do ambiente — o que no final das contas também ajuda a preservar a saúde auditiva.

ENC ou ANC: Qual é a melhor opção?

A escolha entre ENC e ANC depende das suas necessidades, mas ambos os recursos são excelentes para garantir melhor uso no dia a dia — e podem ser usados simultaneamente.

Como o Cancelamento de Ruído Ambiente (ENC) e é voltado para isolamento de voz, fones de ouvido com o diferencial resultarão em chamadas mais cristalinas para que as pessoas do outro lado possam te escutar com maior clareza.

Ambas as tecnologias estão presentes em vários fones de ouvido de faixas de preços diferentes (Imagem: Reprodução/Beats)
Ambas as tecnologias estão presentes em vários fones de ouvido de faixas de preços diferentes (Imagem: Reprodução/Beats)
Foto: Canaltech

Já o Cancelamento Ativo de Ruído (ANC) te garante maior conforto e silêncio quando utilizado em ambientes barulhentos, diminuindo o barulho externo para você ouvir suas músicas sem comprometer a audição.

Ou seja, é possível usar ambos durante uma chamada, com o ANC trabalhando para que você ouça corretamente o que a outra pessoa está dizendo, enquanto o ENC será responsável por permitir que a outra pessoa te ouça com clareza, por exemplo.

Vale lembrar que o ANC pode ter desempenho diferente dependendo do fone de ouvido. Modelos intra-auriculares com pontas de silicone são eficientes, mas headphones entregam ainda maior isolamento graças às conchas acústicas.

Por isso, recomendamos que você consulte nosso guia de compra para saber qual é o melhor fone com cancelamento de ruído em 2024.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade