Conheça robô que dosa comida para pets em dieta
Modelos pesam ração, calculam horários e até chamam animal pelo nome para ir comer
Não é novidade que a tecnologia deixou a vida de alguns tutores de cães e gatos mais fácil. Estão no mercado câmeras, coleiras inteligentes, chips, rastreadores e, agora, até um robô que calcula o quanto o pet pode comer por estar de dieta.
É o que fazem os “comedouros automáticos”, robôs que pesam, calculam horários, tem aplicativo integrado e até chamam os animais pelo nome da hora das refeições.
Como funciona?
- O alimentador tem regulagem de tamanho para porções;
- Depois de definir o volume de cada refeição, a quantidade exata de comida será servida em horários específicos;
- Um gravador registra a voz do dono e pode emitir mensagens ao pet quando for a hora de comer;
- Um sensor infravermelho identifica quando ainda há comida no pote, para evitar que transborde;
- Versões mais atualizadas têm até câmera 1080p e aplicativo integrado.
Uma reportagem do Fantástico mostrou a rotina de Niva, que adotou o gatinho Mano quando ele pesava quase nove quilos. Precisando perder peso, o bichano contou com a ajuda de um robô da empresa NewPet que até chama seu nome quando é hora de comer.
'Mano! Vem comer papá bom', diz o equipamento.
O dono pode regular a frequência e quantidade de ração como quiser. No caso de Mano, são servidos exatos 20 gramas de ração ao felino três vezes ao dia.
Novo livro mostra 13 sinais secretos que os gatos dão aos seus donos
Em seu novo livro "Kitty Language: An Illustrated Guide to Understanding Your Cat" (Idioma felino: Um guia ilustrado para entender seu gato), a autora Lili Chin explica como interpretar os movimentos desses pets com a ajuda de especialistas em comportamento animal.
Veja alguns sinais abaixo e o que podem significar:
- Urinar em objetos ou na parede
- Isso quer dizer que seu gato está se sentindo estressado ou inseguro, talvez devido a mudanças em seu ambiente. Ao espalhar seu próprio cheiro pela casa, ele está tentando fazer com que a área pareça um lar novamente.
- Esfregar o rosto em qualquer lugar
- Ao fazer isso, o animal está transferindo sinais químicos de suas glândulas faciais e dos pés para que se sinta confortável naquele espaço, para marcar o território e demonstrar que o gato esteve ou mora ali.
- Chicotear o rabo
- Se por um lado os cães abanam o rabo quando estão animados, o gato balança o rabo de um lado para o outro quando está sobrecarregado, superestimulado ou frustrado.
- Bigodes para a frente
- Mesmo os pequenos movimentos de seus bigodes podem indicar o humor de um gato. Quando estão espalhados para a frente e longe do rosto, o felino fica curioso e animado.
Veja mais aqui.