Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Gatos prestam mais atenção à voz de seu humano do que de estranhos

Bichanos ficam mais atentos à chamada “voz de bebê”; estudo observou como 16 gatos responderam ao ouvir frases ditas por donos ou estranhos

25 out 2022 - 11h05
Compartilhar
Exibir comentários
Gato, gatos
Gato, gatos
Foto: Yerlin Matu / Unsplash

Uma nova pesquisa indica que os gatos são mais atentos à fala de seus donos e podem perceber, por meio do tom de voz, quando seus tutores estão falando com eles ou com outros humanos.  O estudo, publicado na Animal Cognition, aumenta as evidências de que, apesar de independentes, os gatos valorizam os laços com seus humanos.

Muitos donos de animais de estimação não resistem à tentação de falar com seus pets com “voz de bebê”, como se eles fossem crianças. E por mais que essa maneira de falar possa parecer efetiva em cães, pouco se sabia sobre como os gatos, mais reservados e donos do próprio focinho, reagiam.

A novidade é que essa mania dos humanos pode ter um impacto cientificamente explicado também no comportamento dos bichanos. 

Para investigar como os tons mais agudos e palavras mais cantadas — típicas da maneira com a qual nos comunicamos com os animais — impactam a atenção dos gatos, Charlotte de Mouzon e colegas da Universidade de Paris Nanterre observaram como 16 gatos responderam ao ouvir frases pré-gravadas ditas por seu dono ou por um estranho, registrando mudanças em seu comportamento, como mover as orelhas ou caudas, parar de repente o que estavam fazendo ou ter as pupilas dilatadas.

Os gatos, em grande parte, não responderam ao ouvir a voz de um estranho falando seu nome, mas, quando era a voz do dono chamando, 10 dos 16 gatos exibiram algum tipo de comportamento que indicava maior atenção.

“Durante muito tempo pensou-se que os gatos são criaturas muito independentes, apenas interessadas em [humanos] para comer e se abrigar, mas o fato de que eles reagem especificamente ao seu dono, e não apenas a qualquer um que se dirige a eles, apoia a ideia de que eles são apegados”, disse Mouzon.

A cientista afirma que a pesquisa joga luz ao lado sensível e comunicativo dos felinos.

E, embora não seja totalmente surpreendente o fato de que os gatos reconheçam e sejam mais atentos à voz de seus donos, a capacidade dos felinos em filtrar informações mais ou menos relevantes é interessante, segundo o biólogo Roger Tabor.

Ele afirma que, por mais que pareça vergonhoso para alguns, falar com os gatos com voz de bebê pode ajudar a reforçar laços com os felinos. “Eles percebem que estamos dando atenção a eles.”

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade