PUBLICIDADE

Como colocar fone de ouvido na orelha do jeito certo

Fones de ouvido são vendidos em diferentes tamanhos e formatos — veja como é possível obter o máximo conforto com algumas dicas simples

18 mai 2024 - 03h00
(atualizado às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Para aproveitar músicas e podcasts com a melhor qualidade de som possível, é preciso encaixar o fone de ouvido na orelha do jeito certo. Além de atrapalhar o consumo de mídia, fones mal colocados ainda podem causar desconforto após longos períodos de tempo, e por isso é recomendado tomar alguns cuidados para garantir a experiência mais agradável.

Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech / Canaltech
Fones de ouvido devem ser colocados do lado certo e com borrachas do tamanho correto (Imagem: Divulgação/Beats)
Fones de ouvido devem ser colocados do lado certo e com borrachas do tamanho correto (Imagem: Divulgação/Beats)
Foto: Canaltech

Primeiramente, é preciso diferenciar dois tipos principais de fone: aqueles que isolam o canal auditivo enquanto estão em uso (por meio das "borrachinhas" que entram na orelha), e os que trazem construção aberta. Em geral, o primeiro estilo é o que causa mais desconforto, justamente por ser mais intrusivo.

Portanto, o encaixe nas orelhas deve ser equilibrado. Os fones não devem ficar soltos a ponto de cair com a movimentação das orelhas, mas também não podem causar uma pressão desnecessária na região intra auricular (o interior do ouvido).

Haste vertical deve estar virada para baixo (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Haste vertical deve estar virada para baixo (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

Se não for possível alcançar um ponto intermediário entre essas duas situações, alguns ajustes podem ser feitos:

  • Trocar o tamanho da borracha: vários fones de ouvido vêm com dois ou três pares extras de borrachinhas na embalagem, com tamanhos diferentes. Elas existem justamente porque cada pessoa tem características diferentes na orelha, com canais mais ou menos "apertados"
  • Encontrar um fone com suportes extras: alguns modelos de fones de ouvido, especialmente aqueles que são voltados para esportistas, possuem suportes que reforçam a ergonomia na parte interna ou superior da orelha. Caso as opções tradicionais não estejam servindo, as alternativas podem ser uma solução viável.
  • Encontrar suportes adaptáveis: em alguns casos nem é preciso trocar de fone para obter um acessório que tenha um encaixe bom na orelha. Afinal, é possível encontrar na internet ganchos para oferecer mais sustentação e que são compatíveis com os modelos mais populares do mercado, especialmente os AirPods
  • Verifique o lado certo: em geral, os fones de ouvido possuem lado certo para serem usados, e a identificação pode ser feita nos próprios fones com as letras L (de "left", ou "esquerdo") ou R ("right", ou "direito"). Essa classificação não é feita à toa, já que a estrutura dos fones é baseada nas características do corpo humano em seus diferentes lados.
  • Não coloque os fones de cabeça para baixo: outro erro comum na hora de colocar os fones (especialmente aqueles sem fio) é encaixá-los de cabeça para baixo, o que certamente não será confortável. É importante ter certeza de que ele está virado da forma correta — modelos que possuem haste (ou "perninha") devem ficar com essa parte voltada para baixo, e não para cima
  • Incline os fones ligeiramente para a frente: vários modelos de fones são projetados para serem usados com um certo ângulo em relação à orelha, seguindo a anatomia humana. Por isso, geralmente as hastes não devem ficar totalmente direcionadas para baixo, e sim inclinadas sutilmente para a frente

Outros tipos de fones de ouvido

Mesmo os fones que não possuem borrachas de isolamento podem causar desconforto em algumas situações, que são resolvidas também com algumas das dicas citadas. Existem ainda os chamados headphones, que são os modelos maiores com construção que envolve a parte superior da cabeça.

Headphones do tipo "over-ear" devem cobrir toda a orelha (Imagem: Divulgação/Bose)
Headphones do tipo "over-ear" devem cobrir toda a orelha (Imagem: Divulgação/Bose)
Foto: Canaltech

Alguns headphones são do tipo "over-ear", que são projetados para cobrir a orelha toda, e portanto as almofadas devem ficar em volta. Usar os fones desse tipo com as almofadas apoiadas na orelha poderá causar desconforto após alguns minutos de uso, além de fazer com que o som vaze bem mais para o ambiente externo.

Já os headphones "on-ear" são feitos para ficarem justamente em cima da orelha, de forma centralizada em relação à entrada do canal auricular. Eles somente entregarão a melhor qualidade sonora quando corretamente posicionados.

Grande parte dos headphones oferecem a possibilidade de regular a tiara superior, geralmente com mecanismos móveis localizados logo acima das conchas laterais. Desta forma, é possível encaixar corretamente o produto na cabeça, com um ajuste que seja mais firme ou mais folgado, dependendo das necessidades.

Fones de condução óssea

Pessoas que têm dificuldade em achar modelos confortáveis de fones de ouvido por conta do bloqueio do canal auricular podem tentar os modelos de condução óssea como uma alternativa. Como o nome sugere, esse tipo de produto emite ondas que vibram os ossos, especialmente na região da mandíbula, que transmitem o som para os ouvidos.

O mecanismo permite que esse formato não cause qualquer tipo de obstrução nas orelhas, mantendo-as livres e alertas em relação ao que acontece ao redor — o que também pode ser bastante útil em ruas movimentadas ou outras situações semelhantes de potencial perigo.

Fones por condução óssea mantêm o canal auricular completamente aberto, o que pode ser mais confortável (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Fones por condução óssea mantêm o canal auricular completamente aberto, o que pode ser mais confortável (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

No entanto, esse tipo de produto oferece algumas limitações, especialmente no que diz respeito à qualidade de áudio. Afinal, sem a emissão direta oferecida pelos fones intra auriculares e o isolamento fornecido pelas "borrachinhas", as frequências mais graves e as mais agudas ficam enfraquecidas.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade