PUBLICIDADE

Pesquisadores sugerem que vida extraterrestre estaria na Terra

Em novo estudo, pesquisadores oferecem o que chamaram de "explicações não convencionais" sobre fenômenos anômalos não identificados

15 jun 2024 - 19h18
(atualizado em 16/6/2024 às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários

Um novo estudo liderado por Tim Lomas, Brendan Case e outros pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, propõe que alienígenas não só existem, como estariam vivendo entre nós, na Terra. Segundo os autores, os relatos de avistamento de objetos voadores não identificados (ou OVNIs) poderiam ser simplesmente seres de outros mundos visitando seus semelhantes em nosso planeta. 

Foto: Ulrich B./Pixabay / Canaltech

A ideia da equipe era oferecer o que chamaram de "explicações alternativas" para os relatos dos chamados fenômenos anômalos não identificados (UAPs, na sigla em inglês). Como o nome indica, o termo é usado para descrever fenômenos que não podem ser imediatamente explicados. 

Segundo eles, as hipóteses que tentam explicar estes fenômenos costumam pertencer ao grupo das explicações terrestres convencionais e das extraterrestres. "Entretanto, existe uma terceira classe de hipótese minoritária: uma explicação terrestre não convencional", escreveram.

No artigo, os autores analisam algumas teorias que descrevem como alienígenas estariam vivendo em meio a humanos — entre elas, está a chamada teoria dos humanos criptoterrestres, que indica que uma civilização altamente avançada poderia ter sobrevivido mesmo após a ocorrência de catástrofes, como inundações. 

A NASA e outras agências espaciais seguem investigando os UAPs, mas com abordagem científica (Imagem: Reprodução/Albert Antony/Unsplash)
A NASA e outras agências espaciais seguem investigando os UAPs, mas com abordagem científica (Imagem: Reprodução/Albert Antony/Unsplash)
Foto: Canaltech

A equipe concorda que as explicações apresentadas seriam tratadas pela comunidade científica com ceticismo, no mínimo; afinal, não há evidências que as embasem. Além disso, vale lembrar que os cientistas ainda não encontraram evidências de vida extraterrestre em outros mundos e menos ainda na Terra. 

Mesmo assim, os estudos continuam. No ano passado, a NASA publicou um relatório escrito por 16 especialistas que apresentaram à agência espacial recomendações sobre a coleta e análises de dados dos UAPs, bem como possíveis explicações — científicas, vale lembrar — sobre suas origens. 

O artigo sem revisão de pares está disponível para acesso no repositório ResearchGate.

Fonte: ResearchGate, Interesting Engineering

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade