Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como app brasileiro corrige redação do Enem em menos de 30 segundos

Plataforma usa inteligência artificial para corrigir e e fornecer comentários aos estudantes

5 jun 2023 - 15h32
Compartilhar
Exibir comentários
Aplicativo corrige redação do Enem em 30 segundos e aponta melhorias para alunos
Aplicativo corrige redação do Enem em 30 segundos e aponta melhorias para alunos
Foto: Notícias de Mogi

O aplicativo de estudos Lampejo, lançado em maio pela startup de mesmo nome, promete corrigir uma redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em menos de 30 segundos. A avaliação anual para estudantes iniciou seu período de inscrição nesta segunda-feira (5); as provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Com o uso de Inteligência Artificial (IA), o app permite ao aluno escolher um tema de redação e receber os textos motivadores. Ele digita sua redação, e em seguida, um sistema de inteligência corrige o texto em poucos segundos, pontua e fornece comentários detalhados com base nas cinco competências avaliadas pelo Enem.

"O aluno obtém um feedback instantâneo sobre os aspectos que precisa aprimorar em seu texto, bem como a nota de acordo com os critérios do exame. Além da correção de redações, os estudantes têm acesso a simulados completos do Enem para testar seus conhecimentos e se preparar para o dia da prova", afirma Rafael Miller, CEO da Lampejo.

Que tecnologia é usada?

A tecnologia desenvolvida pela Lampejo utiliza conversas interativas entre seus algoritmos proprietários e o ChatGPT para extrair correções específicas em cada competência do Enem. Com isso, fornece um feedback abrangente aos estudantes para que eles possam melhorar seus próximos textos.

"Ao receber um feedback sobre a sua redação os estudantes começam a ter uma compreensão detalhada dos aspectos específicos que os avaliadores levam em consideração, como domínio da linguagem, coesão e coerência textual, argumentação e proposta de intervenção", explica Miller.

Professores fazem parte do processo

A startup emprega a experiência de professores tanto em novas funções quanto nos conteúdos do app. Além disso, a plataforma lança mensalmente novas atualizações para melhorar a experiência de uso e adicionar novas ferramentas.

Para obter uma correção de qualidade, o método tradicional envolve o envio da redação para um corretor profissional. No entanto, a Lampejo destaca dois benefícios do método por IA: menor custo e maior velocidade.

"Com a correção utilizando inteligência artificial, o processo leva menos de 30 segundos e mantém a mesma qualidade de um corretor profissional. Em contrapartida, a correção feita por um profissional pode levar dias para receber um feedback e geralmente possui um custo elevado, com preço mínimo de R$4,00 por redação", pontua o CEO. 

Atualmente, a correção de redações por meio da IA é um "recurso antecipado" disponível para os assinantes do aplicativo Lampejo, que pagam uma mensalidade de R$ 6,99 no plano anual. Os alunos podem enviar até oito redações por mês par receberem as correções.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade