Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cientistas descobrem mais de 100 novas espécies de insetos na Noruega

Pesquisa envolveu a descoberta de mosquitos e ácaros aquáticos

22 fev 2023 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários
Um pequeno mosquito mordedor (Atrichopogon oedemerarum) senta-se na perna de um besouro de óleo
Um pequeno mosquito mordedor (Atrichopogon oedemerarum) senta-se na perna de um besouro de óleo
Foto: Elisabeth Stur, Museu da Universidade NTNU

Cientistas do Norwegian Biodiversity Information Center, na Noruega, descobriram mais de 100 novas espécies de insetos. Os resultados da pesquisa foram publicados recentemente no Norwegian Journal of Entomology.

No estudo, a equipe procurou por mosquitos mordedores, mosquitos não picadores e ácaros aquáticos em cerca de 100 locais no sul da Noruega — eles encontraram 58 novas espécies.

Durante as descobertas, os pesquisadores também encontraram 47 espécies de ácaros aquáticos. Segundo Elisabeth Stur, pesquisadora e gerente de projetos do NTNU University Museum, a maioria das amostras coletadas teve o DNA analisado e recebeu um código de barras de DNA.

O código de barras é uma assinatura de DNA característica de uma espécie. Ele nos permite comparar as características genéticas de espécies e linhagens de diferentes lugares do mundo. 

“A cooperação internacional em bancos de dados com códigos de barras de DNA significa que podemos comparar as descobertas de espécies em muitos países de uma maneira completamente diferente de antes", explicou Stur em um comunicado.

Larvas de mosquitos não mordedores.
Larvas de mosquitos não mordedores.
Foto: Gaute Kjærstad, Museu da Universidade NTNU

Provavelmente, mais espécies para descobrir

De acordo com os pesquisadores, encontrar tantos novos insetos agora "provavelmente é uma combinação de fatores".

"Primeiro, tivemos financiamento do Projeto Espécies para examinar a fauna no sul da Noruega um pouco mais sistematicamente. Em segundo lugar, já faz algum tempo desde que alguém trabalhou com mosquitos picadores dessa maneira."

Embora a equipe tenha documentado muitas novas espécies, acredita-se que ainda há muito mais para descobrir. Os pesquisadores estão certos de que pesquisas futuras encontrarão novos ácaros aquáticos e mosquitos mordedores na Noruega.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade