Um estudo japonês comprova que andar de moto faz bem para o cérebro: melhora a atenção e a memória
Grupo de testes também relatou menos estresse, mais concentração e uma sensação de maior vitalidade
Andar de moto não é apenas uma forma eficaz de se locomover pela cidade ou fugir no fim de semana: pode ser um verdadeiro remédio para o corpo e a mente. Os motociclistas sabem bem do que se trata.
Isso foi demonstrado por uma equipe de pesquisadores japoneses liderada por Ryuta Kawashima, conhecido por seu trabalho no desenvolvimento do videogame Brain Training para Nintendo DS. O estudo dele (pouco conhecido fora do Japão) analisou como a pilotagem de uma moto afeta nossas capacidades cognitivas e nossa saúde em geral.
Sim, andar de moto realmente ajuda o seu cérebro. E isso é 50% mais benéfico do que para quem não pilota. As conclusões são tão surpreendentes quanto animadoras: andar de moto pode nos deixar mentalmente mais jovens, mais atentos e até mais felizes.
O experimento partiu de uma hipótese simples: se certos videogames podem estimular o cérebro, por que uma atividade tão complexa quanto pilotar uma moto não faria o mesmo?
Para testar isso, foi selecionado um grupo de homens de meia-idade que não pilotava motos há pelo menos dez anos. Todos sabiam conduzir, mas haviam abandonado o hábito. Metade deles pôde voltar a usar a moto em seus deslocamentos diários durante dois meses. O restante, o grupo controle, continuou usando seu meio de transporte habitual: carro, transporte público ou bicicleta.
O resultado foi claro: após esses dois meses, os motociclistas não só apresentaram 50% mais capacidade cognitiva em comparação ao grupo controle, como também mostraram ...
Matérias relacionadas
"Lua do Veado" proporcionará um espetáculo nesta quinta-feira
Planeta Terra teve o dia mais curto do ano nesta quarta-feira
O núcleo da Terra parou de girar? Entenda o fenômeno e seus efeitos