Santa Fé do Sul lidera ranking ambiental em São Paulo
Uma cidade de 30 mil habitantes situada na região Oeste do Estado de São Paulo ostenta, pelo segundo ano consecutivo, o posto de primeira colocada do ranking ambiental dos municípios paulistas: estamos falando de Santa Fé do Sul.
O certificado "Verde Azul" é uma iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e foi entregue a 156 municípios no período que correspondeu o ano de 2009. Em 2008, a premiação foi conferida a 44 cidades (aumento de 354%).
"Os municípios estão indo bem, muitos me procuraram este ano para entender o que estávamos fazendo para ter uma nota tão boa 94,40. A concorrência aumentou, mas o que eu mais quero é que todos os municípios tenham o prazer de receber esse certificado", afirmou Antônio Carlos Favaleça, o prefeito de Santa Fé do Sul.
A cidade vencedora apostou na educação ambiental dos cidadãos para manter a boa avaliação de 2008, quando também faturou o prêmio estadual. No entanto, a disputa foi acirrada em 2009, uma vez que o município de Novo Horizonte teve nota 94,33, e Guaraçaí obteve 94,20.
Avaliação
Para integrar a lista dos "municípios verdes azuis paulistas", as cidades precisam ter nota superior a 80. A capital São Paulo obteve 86 pontos, mas acabou perdendo alguns deles em razão do passivo por áreas contaminadas (poluição, esgoto e lixo). Por tal motivo, Américo Brasiliense, Borborema, Guzolândia, Mongaguá, Olímpia, Piedade e Rubineia também deixaram de ser certificadas.
Em 2009, o prêmio especial de melhor ciclovia foi para Sorocaba, enquanto o de melhor programa de recuperação de nascentes ficou com os municípios de Regente Feijó e Gabriel Monteiro.
As prioridades do Projeto ao longo de 2010 serão Educação Ambiental, Coleta Seletiva e Arborização Urbana, que poderão valer prêmios extras. Quanto aos investimentos, o governador José Serra anunciou que R$ 50 milhões estarão disponíveis para as cidades executarem melhorias ambientais. Os municípios certificados terão prioridades na captação destes recursos.