Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Eclipse do século' vai ter 6 minutos de escuridão; veja quando dia vai virar noite

Egito terá o ponto de maior duração do fenômeno; outros sete países estão na faixa de deslocamento da sombra gerada pelo evento

24 dez 2025 - 08h41
Compartilhar
Exibir comentários

Um eclipse solar total deve deixar parte da Terra no escuro por até 6 minutos e 22 segundos em 2027. Segundo a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), o fenômeno está previsto para 2 de agosto e ocorrerá ao longo de uma faixa de totalidade com cerca de 257 quilômetros de largura.

O "Eclipse do Século" como apelidou o site especializado em eventos astronômicos Space, será o de maior duração em terra desde 1991. Segundo o portal, não há previsão de que um evento semelhante volte a ocorrer antes de 2114.

O eclipse será visível ao longo de uma trajetória que atravessará África, Europa, Oriente Médio e partes da Ásia Ocidental, passando por:

  • Marrocos
  • Espanha
  • Argélia
  • Líbia
  • Egito
  • Arábia Saudita
  • Iêmen
  • Somália

Fora dessa faixa, o fenômeno será observado de forma parcial, com apenas parte do Sol encoberta pela Lua. O Egito concentrará o ponto de maior duração do eclipse, com os 6 minutos e 22 segundos de escuridão total.

O deslocamento da sombra sobre a superfície terrestre terá duração aproximada de 3 horas e 20 minutos, com início às 8h26 e término às 11h48 (horário de Brasília).

O eclipse solar total acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, bloqueando completamente sua luz em pontos específicos do planeta. A projeção da sombra lunar cria a faixa de totalidade, que é o espaço em que o dia se transforma em noite por alguns minutos.

Segundo a Nasa, boas condições do tempo com céu limpo serão essenciais para uma boa observação do fenômeno nos locais onde o eclipse será visível.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade