Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Arqueólogos desvendam catacumbas romanas em 3D

6 mai 2009 - 17h27
(atualizado em 6/5/2009 às 10h36)
Compartilhar

Uma equipe de pesquisadores reuniu arqueologia, arquitetura e computação para produzir imagens detalhadas em 3D de antigas catacumbas subterrâneas em Roma, na Itália. Nas criptas, construídas por volta do século II, foram enterrados os primeiros cristãos, para quem a fé se baseava na esperança da vida eterna após a morte. No entanto, a maior parte das catacumbas embaixo da capital italiana não pode ser visitada por questões de segurança. Apenas 500 m podem ser vistos pelo público até o momento.

Aparelho de scan a laser mapeou criptas onde foram enterrados os primeiros cristãos por volta do século II
Aparelho de scan a laser mapeou criptas onde foram enterrados os primeiros cristãos por volta do século II
Foto: BBC Brasil

A única catacumba mapeada até agora exigiu mais de três anos de trabalhos dos pesquisadores. A iniciativa foi viabilizada graças a um aparelho de scan a laser que identifica cada contorno das criptas. Um computador processa as informações, reconstruindo paredes, tetos e chão. Depois que a cor é adicionbada, a câmara fica completa.

Ao todo, existem mais de 70 catacumbas em uma área subterrânea com cerca de 170 km repleta de pinturas e informações sobre os enterros do início do cristianismo.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra