Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pesquisa

Antártida abriga cordilheiras debaixo do gelo

24 fev 2009 - 16h36
(atualizado às 20h53)
Compartilhar

Uma equipe internacional de cientistas detectou um grande sistema de cordilheiras abaixo da crosta de gelo da Antártida semelhante aos Alpes europeus. Para os pesquisadores, o primeiro mapeamento detalhado das montanhas subglaciais de Gamburtsev pode dar mais pistas sobre o continente e como o degelo afetaria a elevação do nível dos mares em pelo menos 57 m. As informações são do diário espanhol El Mundo.

O sistema de montanhas fica debaixo de um manto de gelo com cerca de 4 km de espessura
O sistema de montanhas fica debaixo de um manto de gelo com cerca de 4 km de espessura
Foto: British Antarctic Survey/AGAP / Divulgação

Além de ter uma extensão do tamanho dos Alpes, a cordilheira submersa chama a atenção pela semelhança com as altas montanhas no coração da Europa - que se estendem da Áustria e Eslovênia pela Itália, Suíça (Alpes suíços), Liechtenstein, Alemanha e França -, com picos elevados e vales profundos.

Os "Alpes de Gamburtsev", identificados há 50 anos por cientistas russos, ganharam os novos traços geográficos com a ajuda de sensores de radar e gravidade. O sistema se localiza no centro da parte oriental do continente antártico.

De acordo com o geofísico Fausto Ferraccioli, que integra as investigações, as montanhas teriam sofrido erosões e se reduzido a uma zona plana se o gelo tivesse se formado lentamente. No entanto, segundo ele, a presença de picos pontudos indica que o gelo se desenvolveu rapidamente, submergindo a paisagem debaixo de um manto com cerca de 4 km de espessura.

Os mapas são a "primeira página de um novo livro" que pode ajudar a identificar os efeitos do aquecimento global nos glaciais do Pólo Sul, alertou Ferraccioli. A equipe de pesquisa, composta por cientistas da Austrália, Reino Unido, Canadá, China, Alemanha, Japão e Estados Unidos, sobrevoou mais de 120 mil km da Antártida com equipamentos de medição.

O continente antártico tem a superfície terrestre maior que os Estados Unidos e está coberto de gelo há pelos menos 35 milhões de anos. A crosta de gelo contém água suficiente para elevar o nível de todos os mares da Terra em 57 m sem o derretimento total. Os especialistas acreditam que apenas um degelo parcial causaria graves efeitos nas costas de todo o planeta.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra