O corpo alerta para o Alzheimer muito antes do cérebro; a pista está no intestino
Alzheimer e Parkinson são doenças que estão relacionadas à saúde do intestino.
Manter as bactérias do nosso intestino "saudáveis" é mais importante do que imaginamos. Na última década, muitas vozes surgiram apontando para a relação entre nossa microbiota e outras partes do nosso corpo. Agora, um estudo lançou luz sobre a surpreendente conexão entre a saúde digestiva e metabólica e o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
Um estudo que utilizou dados de todas as esferas da vida
A pesquisa, publicada na Science Advances, não apenas identifica distúrbios específicos que aumentam o risco dessas doenças, mas também demonstra que esses sinais podem ser detectados até 15 anos antes de um diagnóstico neurológico, abrindo um novo caminho promissor para a detecção e prevenção precoces.
O trabalho, que analisou dados clínicos, genéticos e proteômicos de centenas de milhares de pessoas de biobancos como o UK Biobank , FinnGen e SAIL, é o maior do gênero e reforça a importância do chamado eixo intestino-cérebro , a complexa rede de comunicação que conecta nosso sistema digestivo ao sistema nervoso central.
Distúrbios digestivos e doença de Alzheimer
Pesquisadores analisaram a associação de 155 distúrbios digestivos, endócrinos, metabólicos e nutricionais com o risco futuro de Alzheimer e Parkinson. Os resultados são reveladores. Para Alzheimer, diagnósticos prévios das seguintes condições aumentaram significativamente o risco:
- Gastrite e duodenite
- Doença do refluxo esofágico (esofagite)
- Diabetes (todos os tipos)
- ...
Matérias relacionadas