Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O cometa 3I/Atlas é mais velho que o Sistema Solar? É um perigo para a Terra? Entenda

Cometa é apenas o terceiro objeto oriundo de fora do nosso Sistema Solar descoberto por astrônomos

28 out 2025 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários

Descoberto este ano, o cometa 3I/Atlas talvez seja três bilhões de anos mais velho que o Sistema Solar - com base em sua trajetória, os astrônomos suspeitam que ele seja o comenta mais antigo já observado e tenha 7,6 bilhões de anos.

O 3I/Atlas foi visto pela primeira vez em 1º de julho deste ano, pelo telescópio Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System (Atlas), em Río Hurtado, no Chile, e tem sido estudado por astrônomos desde então.

O que é o cometa 3I/Atlas?

Trata-se de um objeto interestelar, o que significa que ele vem de fora do nosso Sistema Solar. Antes dele, apenas outros dois objetos interestelares haviam sido identificados: o 1I/'Oumuamua, em 2017, e o 2I/Borisov, em 2019.

Por que ele é importante?

Esses cometas são "absolutamente estranhos", segundo a ESA. "Todos os planetas, luas, asteróides, cometas e formas de vida em nosso Sistema Solar compartilham uma origem comum. Mas os cometas interestelares são verdadeiros forasteiros, trazendo pistas sobre a formação de mundos muito além do nosso."

Quando e como foi detectado?

O 3I/Atlas foi avistado pela primeira vez em 1º de julho de 2025 pelo telescópio Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas), no Chile. Sua trajetória incomum imediatamente levantou suspeitas de que ele se originou do espaço interestelar. Isso foi posteriormente confirmado por astrônomos de todo o mundo, e o objeto recebeu sua designação formal: 3I/Atlas.

Por que o nome 3I/Atlas?

Tradicionalmente, os cometas recebiam o nome da pessoa que os descobriu. Atualmente, é seguido um sistema de nomenclatura codificado desenvolvido pela União Astronômica Internacional. A primeira letra indica a categoria em que o cometa se enquadra - neste caso, "I" para "Interstellar" (interestelar). O número "3" antes do "I" indica que o cometa é o terceiro desse tipo. A palavra "Atlas" refere-se ao programa que opera o telescópio que avistou o cometa pela primeira vez.

Qual o tamanho do cometa?

Uma equipe de astrônomos capturou a imagem mais nítida já obtida do 3I/Atlas por meio do Telescópio Espacial Hubble da Nasa.

As observações do Hubble permitem que os astrônomos estimem com mais precisão o tamanho do núcleo sólido e gelado do cometa. O limite superior do diâmetro do núcleo é de 5,6 quilômetros, embora possa ter apenas 320 metros de diâmetro, segundo o site oficial da Nasa.

Segundo a agência espacial norte-americana, "os dados do Hubble revelam uma taxa de perda de poeira consistente com cometas que são detectados pela primeira vez a cerca de 300 milhões de milhas do Sol. Esse comportamento é muito semelhante ao padrão observado em cometas anteriormente vistos com destino ao Sol, originários do nosso sistema solar. A grande diferença é que este visitante interestelar se originou em algum outro sistema solar em outro lugar da nossa galáxia, a Via Láctea."

Qual a velocidade do 3I/Atlas?

Velocidade: cerca de 210 000 km/h - segundo a ESA, a mais alta já registrada para um visitante do Sistema Solar

Qual a idade do cometa?

Os cientistas estão analisando dados para tentar determinar do que o 3I/Atlas é feito e descobrir mais sobre seu comportamento à medida que ele se aproxima do Sol. Com base em sua trajetória, os astrônomos suspeitam que ele seja o comenta mais antigo já observado e tenha três bilhões de ano a mais que o Sistema Solar - que já tem 4,6 bilhões de anos.

De onde ele vem?

"Ninguém sabe de onde veio o cometa. É como vislumbrar uma bala de rifle por um milésimo de segundo. Não é possível projetar isso com precisão para descobrir onde ele começou sua trajetória", disse David Jewitt, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, líder da equipe científica das observações do Hubble, segundo o site da Nasa.

O 3I/Atlas representa um perigo para a Terra?

Não, segundo a ESA: "O cometa não se aproximará a menos de 240 milhões de km - o que é mais de 1,5 vezes a distância entre a Terra e o Sol. Durante sua aproximação máxima da Terra, ele estará do outro lado do Sol. Não representa perigo para o nosso planeta ou para qualquer outro do Sistema Solar".

O que acontecerá com o cometa nos próximos meses?

O 3I/Atlas é um cometa ativo, segundo o ESA: "À medida que o cometa continua se aproximando do Sol, ele provavelmente perderá cada vez mais massa, à medida que os gases congelados se transformam em vapor, levando poeira e gelo para o espaço. Observações feitas pelo Telescópio Espacial James Webb já revelam que dióxido de carbono, água, monóxido de carbono, sulfeto de carbonila e gelo de água estão sendo liberados à medida que o cometa se aquece."

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade