Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nasa capta imagem impressionante do momento em que jato supersônico cruza barreira do som; veja

Aeronave atingiu 1.242,41 km/h durante voo no deserto de Mojave, nos EUA

5 mar 2025 - 21h27
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, captou o momento exato em que um jato, durante um voo de teste, superou a barreira do som ao atingir uma velocidade supersônica. O impressionante registro foi feito no dia 10 de fevereiro, mas divulgado esta semana pela Boom, empresa fabricante de aviões supersônicos civis.

Nasa registra momento em jato quebra barreira do som ao atingir velocidade supersônica.
Nasa registra momento em jato quebra barreira do som ao atingir velocidade supersônica.
Foto: Reproduçao/Instagram/ Nasa via @boomsupersonic / Estadão

A aeronave responsável pelo feito foi a XB-1, que, para superar a velocidade do som, atingiu uma velocidade de 1,18 Mach (unidade de medida para velocidade do som), ou 1.242,41 km/h, de acordo com a Boom. A velocidade do som corresponde a 1 Mach, ou 1.216 km/h ao nível do mar, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No registro, é possível ver a mudança na densidade do ar ao redor da aeronave, mostrando a onda de choque formada com deslocamento do jato em alta velocidade.

Para Blake Scholl, fundador e CEO da Boom, capacitar aviões civis para superar a velocidade do som é abrir as portas para viagens aéreas supersônicas comerciais.

"O voo supersônico do XB-1 demonstra que a tecnologia para voos supersônicos de passageiros chegou. Um pequeno grupo de engenheiros talentosos e dedicados realizou o que antes custava governos e bilhões de dólares", afirma Scholl. "Nosso objetivo final é levar os benefícios do voo supersônico a todos."

No site da empresa, a Boom demonstra como as viagens supersônicas podem diminuir consideravelmente o tempo de deslocamento. Em uma viagem de Miami para Los Angeles, por exemplo, que costuma durar 5 horas e 10 minutos, seria feita em 3 horas e 20 minutos, quase duas horas de redução do tempo de viagem.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade