Nasa capta imagem impressionante do momento em que jato supersônico cruza barreira do som; veja
Aeronave atingiu 1.242,41 km/h durante voo no deserto de Mojave, nos EUA
A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, captou o momento exato em que um jato, durante um voo de teste, superou a barreira do som ao atingir uma velocidade supersônica. O impressionante registro foi feito no dia 10 de fevereiro, mas divulgado esta semana pela Boom, empresa fabricante de aviões supersônicos civis.
A aeronave responsável pelo feito foi a XB-1, que, para superar a velocidade do som, atingiu uma velocidade de 1,18 Mach (unidade de medida para velocidade do som), ou 1.242,41 km/h, de acordo com a Boom. A velocidade do som corresponde a 1 Mach, ou 1.216 km/h ao nível do mar, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
No registro, é possível ver a mudança na densidade do ar ao redor da aeronave, mostrando a onda de choque formada com deslocamento do jato em alta velocidade.
Para Blake Scholl, fundador e CEO da Boom, capacitar aviões civis para superar a velocidade do som é abrir as portas para viagens aéreas supersônicas comerciais.
"O voo supersônico do XB-1 demonstra que a tecnologia para voos supersônicos de passageiros chegou. Um pequeno grupo de engenheiros talentosos e dedicados realizou o que antes custava governos e bilhões de dólares", afirma Scholl. "Nosso objetivo final é levar os benefícios do voo supersônico a todos."
No site da empresa, a Boom demonstra como as viagens supersônicas podem diminuir consideravelmente o tempo de deslocamento. Em uma viagem de Miami para Los Angeles, por exemplo, que costuma durar 5 horas e 10 minutos, seria feita em 3 horas e 20 minutos, quase duas horas de redução do tempo de viagem.