Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Estudo mostra que animais sentem mais medo de seres humanos do que de leões

A pesquisa, feita no Parque Nacional Greater Kruger, na África do Sul, conclui que rinocerontes, girafas e javalis, por exemplo, tinham duas vezes mais chances de fugir ao ouvir vozes humanas do que sons de leões

27 out 2023 - 16h13
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo feito pela Universidade de Western Ontario, em London, Ontário (Canadá), publicado na Current Biology mostra que animais como elefantes, rinocerontes, girafas e outros animais do continente africano sentem mais medo de humanos do que de leões.

(
(
Foto: Canva / Perfil Brasil

O levantamento conclui que 94,7% das espécies de animais analisadas fugiram ou abandonaram poços de água mais rápido ao sentir a presença de seres humanos do que de leões.

Estudiosos afirmam que animais até mesmo de grande porte sentiram-se apavorados ao ouvirem vozes humanas. "O medo muito substancial dos seres humanos demonstrado aqui e em experimentos recentes comparáveis, pode-se esperar que tenha consequências ecológicas drásticas, porque novas pesquisas estabeleceram que o próprio medo pode reduzir o número de animais selvagens", afirmou a pesquisadora e professora da Universidade de Ontario Liana Zanette.

Para a pesquisa, a professora Zanette e sua equipe implantaram sistemas de câmera escondidos  em locais próximos aos poços de água. Estas câmeras emitiam rugidos de leões e vozes humanas para entender as reações a cada estímulo. Veja o vídeo!

Entre os animais avaliados pelos vídeos, a única exceção foi o cão selvagem africano, que apresentou maior tendência a fugir dos leões e não dos humanos. Segundo a pesquisadora, a explicação é que os leões têm como alvo estes animais "mas, não podemos ter certeza sobre estes padrões devido à escassez de vídeos de cães selvagens africanos", explica Liana.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade