Estação espacial chinesa divulga imagens da Terra feita por tripulantes de espaçonave
Segundo agência estatal, tripulantes levaram outros seres vivos para realização de experimentos
A Estação Espacial Tiangong, da China, divulgou imagens em alta definição nesta segunda-feira, 25, sobre a terceira expedição espacial realizada pela missão Shenzhou-20. Os registros mostram, a partir da órbita terrestre, formações de nuvens e linhas costeiras do planeta.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Uma das câmeras, acoplada ao traje espacial de um dos astronautas, registrou a passagem contínua de nuvens sobre a superfície da Terra, vista pela escotilha. Outra, instalada no braço robótico do módulo laboratorial Wentian, ofereceu uma panorâmica em que continentes se encontram com o oceano.
Os tripulantes Chen Dong, Chen Zhongrui e Wang Jie entraram na estação no dia 25 de abril deste ano e devem retornar à Terra em outubro. A espaçonave decolou em um foguete Longa Marcha-2F do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China.
China’s Tiangong Space Station has released new high-definition footage from its third Shenzhou-20 spacewalk, capturing views of Earth’s cloudscapes and coastlines from orbit.https://t.co/qHDw9uVRp7 pic.twitter.com/jD5PobWI1b
— CCTV+ (@CCTV_Plus) August 25, 2025
Segundo a agência estatal de notícias CCTV+, a tripulação levou consigo peixes-zebra, planárias e estreptomicetos, um tipo de bactérias importante na decomposição de matéria orgânica. A ideia dos pesquisadores é fazer experimentos com as formas de vida no espaço.