ESA lançou primeiro satélite do mundo equipado com radar de banda P com objetivo de ver algo bem específico na Terra
Missão BIOMASS decolou com sucesso em foguete europeu Vega-C da Guiana Francesa Tanto o satélite quanto seu principal instrumento, o radar de abertura sintética, foram fabricados pela Airbus
A Agência Espacial Europeia colocou em órbita uma nova missão de observação da Terra. Equipado com o primeiro radar de abertura sintética em banda P a viajar para o espaço, o BIOMASS fará as medições mais precisas até o momento das florestas do mundo.
O satélite decolou em 29 de abril, às 11h15 CEST, do Porto Espacial Europeu em Kourou, Guiana Francesa. O lançamento bem-sucedido foi realizado a bordo de um foguete Vega-C, que, com este quarto lançamento, retomou definitivamente sua atividade após dois anos de atrasos devido a uma falha em seu segundo voo.
Menos de uma hora depois, o BIOMASS separou-se do foguete, enviando seu primeiro sinal para confirmar que tudo estava funcionando conforme o planejado. A missão passou a integrar oficialmente os Exploradores da Terra da ESA, missões projetadas para fazer ciência no planeta Terra.
Não conhecemos bem as florestas
As florestas cobrem quase um terço da superfície da Terra. A razão pela qual as chamamos de "pulmões verdes do planeta" é que elas desempenham um papel vital na absorção e armazenamento de quantidades gigantescas de dióxido de carbono - cerca de 8 bilhões de toneladas líquidas por ano, que ajudam a regular a temperatura global.
O desmatamento, a degradação florestal e as mudanças no uso da terra, especialmente em áreas tropicais (que abrigam 70% da biomassa terrestre), devolvem o carbono armazenado para a atmosfera, agravando o aquecimento global. O problema é que não sabemos quanto carbono as florestas realmente...
Matérias relacionadas
Fenômeno quântico previsto há 65 anos foi comprovado com experimento inédito
Um estudo japonês comprova que andar de moto faz bem para o cérebro: melhora a atenção e a memória
"Lua do Veado" proporcionará um espetáculo nesta quinta-feira