Casais de homens gays estão mais próximos de terem filhos sem um óvulo
Experimento foi realizado em camundongos, mas ainda apresenta obstáculos para o sucesso do experimento em humanos
Uma descoberta inovadora feita por cientistas chineses pode mudar para sempre a vida de casais de homens homoafetivos que desejam ter filhos. Eles descobriram que é possível criar embriões usando dois espermatozoides, sem precisar das células reprodutivas de uma mulher. O experimento foi realizado em camundongos, na Academia Chinesa de Ciências (ACC), e representa uma conquista significativa, pois abre a possibilidade de casais homossexuais terem filhos, sem depender de uma mulher para isso.
Entenda como experimento foi realizado
Pesquisadores chineses deram um passo importante na engenharia genética ao criar um camundongo que sobreviveu até a puberdade sem a presença de uma mãe biológica. O feito foi liderado pelo biólogo molecular Zhi Kun Li, da Academia Chinesa de Ciências (ACC), e publicado na revista Cell Stem Cell. Para isso, os cientistas realizaram experimentos em camundongos, pois esses animais compartilham semelhanças genéticas e neurológicas com os seres humanos.
O experimento envolveu técnicas avançadas da engenharia genética, como a exclusão e adição de trechos específicos do DNA, além da modificação de células-tronco. A ideia era transformar células masculinas em óvulos funcionais, um experimento que já havia sido feito anteriormente, mas que não obteve resultados positivos. Dessa vez, foi necessário criar uma célula-tronco embrionária a partir do espermatozóide, algo considerado complexo, já que esse material sozinho não consegue gerar um embrião.
...
Matérias relacionadas
A China vai ressuscitar um sismógrafo lendário: os oito dragões que detectam terremotos
Dinossauros emitiam sons como aves? Garganta de fóssil descoberto na China aponta que sim
Temos um novo "planeta fóssil" no sistema solar: Amonite; mas ainda não é o nono planeta