Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Artemis II: quem são os astronautas que farão parte de voo tripulado da Nasa ao redor da Lua

Missão da Agência Espacial Americana levará seres humanos para a órbita da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos; próximas missões do programa pretendem levar humanos à superfície lunar até o fim da década

28 jan 2026 - 22h02
Compartilhar
Exibir comentários

A Artemis II, da Agência Espacial Americana (Nasa), será a primeira missão a levar seres humanos à órbita da Lua depois de mais de 50 anos. O voo está programado para o próximo dia 6 de fevereiro e levará quatro astronautas em uma viagem de aproximadamente dez dias ao redor da Lua e de volta para a Terra.

A tripulação que participará do segundo voo do programa Artemis foi anunciada em 3 de abril de 2023. São três astronautas da Nasa e um astronauta da Agência Espacial do Canadá (CSA). O comandante é Reid Wiseman, o piloto é Victor Glover, uma das especialistas da missão é Christina Koch e o quarto integrante é o canadense Jeremy Hansen.

Durante a missão, eles irão viajar alguns milhares de quilômetros além da Lua, submetendo a espaçonave à radiação espacial e testando sistemas de navegação, comunicação e sobrevivência em um voo real. A Artemis II não pousará na Lua, mas é considerada um passo crucial para as próximas missões do programa, que pretendem levar humanos de volta à superfície lunar até o fim da década.

Um dos principais objetivos desta missão é validar o Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês), o conjunto de foguetes que vai impulsionar o voo, e a espaçonave Órion. Na Artemis I, lançada em 2022, a Órion fez trajeto semelhante ao redor da Lua, mas sem tripulantes. Agora, humanos estarão a bordo da espaçonave — será a primeira a ultrapassar a órbita baixa da Terra em mais de cinco décadas.

A tripulação da Artemis II, A Artemis II; voo está programado para o próximo dia 6 de fevereiro e fará viagem de aproximadamente dez dias ao redor da Lua e de volta para a Terra
A tripulação da Artemis II, A Artemis II; voo está programado para o próximo dia 6 de fevereiro e fará viagem de aproximadamente dez dias ao redor da Lua e de volta para a Terra
Foto: Nasa/Divulgação / Estadão

Reid Wiseman, comandante da missão

Veterano da Marinha dos Estados Unidos, Reid Wiseman foi selecionado como astronauta em 2009. Atuou como engenheiro de voo na Estação Espacial Internacional durante a Expedição 41, entre maio e novembro de 2014, em uma missão de 165 dias na qual a tripulação realizou mais de 300 experimentos científicos, em áreas como fisiologia humana, medicina, ciências físicas, ciências da Terra e astrofísica.

Nesse período, Wiseman também acumulou quase 13 horas como líder de caminhada espacial em duas saídas da estação. Ele marcou presença nas redes sociais durante toda a sua missão, compartilhando as emoções do voo espacial vistas pelos olhos de um novato.

Wiseman é bacharel em Ciências pelo Rensselaer Polytechnic Institute e mestre em Engenharia de Sistemas pela Johns Hopkins University. Antes de ser designado para a Artemis II, foi chefe do Escritório de Astronautas da Nasa.

Victor Glover, piloto

Selecionado como astronauta em 2013, Victor J. Glover Jr. atuou mais recentemente como piloto da espaçonave Crew-1 Dragon, chamada Resilience, e como engenheiro de voo das Expedições 64 e 65 na Estação Espacial Internacional. Ele passou 168 dias no espaço, entre 16 de novembro de 2020 e 2 de maio de 2021, período em que realizou quatro caminhadas espaciais.

Aviador naval e piloto de testes, Glover acumulou 3.500 horas de voo em mais de 40 aeronaves, além de mais de 400 pousos em porta-aviões e 24 missões de combate.

Christina Koch, especialista da missão

Christina Koch é engenheira e exploradora e foi selecionada como astronauta em 2013. Sua experiência anterior em voos espaciais inclui uma missão de longa duração na Estação Espacial Internacional durante quase todo o ano de 2019, nas Expedições 59, 60 e 61. Koch passou 328 dias consecutivos no espaço, estabelecendo um recorde do voo espacial mais longo realizado por uma mulher.

Ela participou das primeiras caminhadas espaciais exclusivamente femininas e realizou, ao todo, seis caminhadas espaciais, somando 42 horas e 15 minutos. Koch foi designada como Especialista de Missão I da Artemis II.

Jeremy Hansen, astronauta canadense

O canadense Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense (CSA), voará na Artemis II e se tornará o primeiro canadense a se aventurar na órbita da Lua. Ele foi selecionado como astronauta pela CSA em 2009 e, em 2011, passou a trabalhar no Centro de Controle da Missão como capcom, a voz entre o solo e a Estação Espacial Internacional.

Em 2017, tornou-se o primeiro canadense a liderar uma turma de astronautas da Nasa, sendo responsável pelo treinamento de candidatos dos Estados Unidos e do Canadá.

Hansen é piloto de caça e tem formação em ciências espaciais e física. Ele se formou com bacharelado em ciências espaciais em 1999 e obteve mestrado em física em 2000, com foco em rastreamento de satélites.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade