Artemis II: quem são os astronautas que farão parte de voo tripulado da Nasa ao redor da Lua
Missão da Agência Espacial Americana levará seres humanos para a órbita da Lua pela primeira vez em mais de 50 anos; próximas missões do programa pretendem levar humanos à superfície lunar até o fim da década
A Artemis II, da Agência Espacial Americana (Nasa), será a primeira missão a levar seres humanos à órbita da Lua depois de mais de 50 anos. O voo está programado para o próximo dia 6 de fevereiro e levará quatro astronautas em uma viagem de aproximadamente dez dias ao redor da Lua e de volta para a Terra.
A tripulação que participará do segundo voo do programa Artemis foi anunciada em 3 de abril de 2023. São três astronautas da Nasa e um astronauta da Agência Espacial do Canadá (CSA). O comandante é Reid Wiseman, o piloto é Victor Glover, uma das especialistas da missão é Christina Koch e o quarto integrante é o canadense Jeremy Hansen.
Durante a missão, eles irão viajar alguns milhares de quilômetros além da Lua, submetendo a espaçonave à radiação espacial e testando sistemas de navegação, comunicação e sobrevivência em um voo real. A Artemis II não pousará na Lua, mas é considerada um passo crucial para as próximas missões do programa, que pretendem levar humanos de volta à superfície lunar até o fim da década.
Um dos principais objetivos desta missão é validar o Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês), o conjunto de foguetes que vai impulsionar o voo, e a espaçonave Órion. Na Artemis I, lançada em 2022, a Órion fez trajeto semelhante ao redor da Lua, mas sem tripulantes. Agora, humanos estarão a bordo da espaçonave — será a primeira a ultrapassar a órbita baixa da Terra em mais de cinco décadas.
Reid Wiseman, comandante da missão
Veterano da Marinha dos Estados Unidos, Reid Wiseman foi selecionado como astronauta em 2009. Atuou como engenheiro de voo na Estação Espacial Internacional durante a Expedição 41, entre maio e novembro de 2014, em uma missão de 165 dias na qual a tripulação realizou mais de 300 experimentos científicos, em áreas como fisiologia humana, medicina, ciências físicas, ciências da Terra e astrofísica.
Nesse período, Wiseman também acumulou quase 13 horas como líder de caminhada espacial em duas saídas da estação. Ele marcou presença nas redes sociais durante toda a sua missão, compartilhando as emoções do voo espacial vistas pelos olhos de um novato.
Wiseman é bacharel em Ciências pelo Rensselaer Polytechnic Institute e mestre em Engenharia de Sistemas pela Johns Hopkins University. Antes de ser designado para a Artemis II, foi chefe do Escritório de Astronautas da Nasa.
Victor Glover, piloto
Selecionado como astronauta em 2013, Victor J. Glover Jr. atuou mais recentemente como piloto da espaçonave Crew-1 Dragon, chamada Resilience, e como engenheiro de voo das Expedições 64 e 65 na Estação Espacial Internacional. Ele passou 168 dias no espaço, entre 16 de novembro de 2020 e 2 de maio de 2021, período em que realizou quatro caminhadas espaciais.
Aviador naval e piloto de testes, Glover acumulou 3.500 horas de voo em mais de 40 aeronaves, além de mais de 400 pousos em porta-aviões e 24 missões de combate.
Christina Koch, especialista da missão
Christina Koch é engenheira e exploradora e foi selecionada como astronauta em 2013. Sua experiência anterior em voos espaciais inclui uma missão de longa duração na Estação Espacial Internacional durante quase todo o ano de 2019, nas Expedições 59, 60 e 61. Koch passou 328 dias consecutivos no espaço, estabelecendo um recorde do voo espacial mais longo realizado por uma mulher.
Ela participou das primeiras caminhadas espaciais exclusivamente femininas e realizou, ao todo, seis caminhadas espaciais, somando 42 horas e 15 minutos. Koch foi designada como Especialista de Missão I da Artemis II.
Jeremy Hansen, astronauta canadense
O canadense Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense (CSA), voará na Artemis II e se tornará o primeiro canadense a se aventurar na órbita da Lua. Ele foi selecionado como astronauta pela CSA em 2009 e, em 2011, passou a trabalhar no Centro de Controle da Missão como capcom, a voz entre o solo e a Estação Espacial Internacional.
Em 2017, tornou-se o primeiro canadense a liderar uma turma de astronautas da Nasa, sendo responsável pelo treinamento de candidatos dos Estados Unidos e do Canadá.
Hansen é piloto de caça e tem formação em ciências espaciais e física. Ele se formou com bacharelado em ciências espaciais em 1999 e obteve mestrado em física em 2000, com foco em rastreamento de satélites.