Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Animais

RS: zoológico completa coleção de felinos com gato-palheiro

Com a chegada da espécie, Gramadozoo conta com os oito felídeos silvestres brasileiros

27 nov 2013 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

O zoológico da cidade de Gramado (RS) deu um importante passo na luta pela conservação dos felídeos silvestres brasileiros. Na primeira quinzena de novembro, a instituição recebeu do Ibama um filhote de gato-palheiro. O parque conta agora com as oitos espécies de felídeos neotropicais que ocorrem no Brasil e já projeta a construção de um inédito santuário de felinos.

Além de preservação, o zoo pretende utilizar o santuário como espaço de conscientização e educação ambiental. O filhote de gato-palheiro foi encontrado por populares e resgatado pelo Ibama na região de Dom Pedrito (RS). Testemunhas afirmaram que a mãe foi atacada por cães.

Segundo o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, o filhote está em período de quarentena no hospital veterinário do parque e, em breve, deve ser encaminhado para área de exposição. "Ele está em observação no hospital veterinário, mas seu quadro de saúde é bom. Passou por exames e deve ser levado para o recinto em breve", afirma.

Sobre o gato-palheiro (Leopardus colocolo)

O gato-palheiro é um felino selvagem de pequeno porte, sendo um dos menos estudados no mundo. Em vida livre, seu peso varia de 1,7kg a 3,7kg. Animal solitário e predominantemente noturno. Possui pelos longos, focinho relativamente largo, orelhas pontiagudas e patas com riscas escuras e largas. A coloração da pelagem é muito variável, podendo ser cinza amarelado ou escuro.

O felino possui ventre de tonalidade mais clara, com pintas negras ou marrons, e uma faixa de pelos de até 7cm de comprimento no dorso. Ocorre no pampa argentino, uruguaio, gaúcho e no centro do Brasil, além das florestas úmidas da Bolívia, Equador, Chile e Peru e no deserto da Patagônia. Seu status atual é desconhecido em alguns locais, como no Brasil, onde é pouco estudado. É raramente observado na natureza e existem poucos indivíduos em cativeiro. No Uruguai, ele já foi considerado extinto.

Espécies de felídeos silvestres encontradas no Brasil
- onça-pintada e preta (Panthera onca)
- puma, onça-parda ou suçuarana (Puma concolor)
- jaguatirica (Leopardus pardalis)
- gato-maracajá (Leopardus wiedii)
- gato-mourisco (Puma yagouaroundi)
- gato-do-mato-grande (Leopardus geoffroyi)
- gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus)
- gato-palheiro (Leopardus colocolo)
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade