Em 1996, a Motorola lançou o StarTac, tornando popular o modelo flip. Ele foi o menor celular da época, pesando 88 gramas, com recursos como uma agenda para 99 contatos e quatro horas de duração de bateria.
O Nokia 9000, também lançado em 1996, é considerado o primeiro smartphone, pois permitia o acesso à web e e-mails. O aparelho também introduziu o teclado físico completo, antes mesmo de a BlackBerry lançar seu primeio celular.
Em 1998, o Nokia 5110, também chamado de 5190, não apresentou nenhum recurso inovador, mas foi um aparelho que muitas pessoas tiveram, e é um exemplo de celular acessível produzido em grande escala.
O Sharp J-SH04 tirava fotos de 0.1 MP e era possível compartilhá-las eletronicamente com amigos. Antes de ser lançado, em 2000, já existia o celular Sanyo SCH-V200, que também tinha uma câmera, mas só permitia passar as imagens para o computador.
A BlackBerry, conhecida antes como RIM, teve um grande papel no desenvolvimento do smartphone atual. O modelo 6210 é um exemplo dos pontos fortes da empresa, com teclado, e-mail, microfone e alto-falante integrados, além do BlackBerry Messenger.
A Motorola introduziu o conceito de smartphone fino em 2003 com o Razr V3. Ele não tinha muitos recursos inovadores, mas sua espessura e design fizeram sucesso, com variações de cores e até uma versão da Dolce & Gabbana.
Em 2004, a BlackBerry já dominava o mercado corporativo, mas o Palm Treo 650 unia as funções de trabalho para o usuário final. Ele tinha e-mail, mas também um bom navegador, uma câmera e tocador de música e vídeo. No começo, rodava o Palm OS, e modelos posteriores, o Windows Mobile.
O LG KE850, mais conhecido como LG Prada, não foi o primeiro a ter uma tela touchscreen, mas foi um dos celulares que se destacaram por ter esse recurso de forma bastante útil, com mais brilho e suporte para mais gestos. Foi lançado em 2006.
No ano seguinte, o iPhone original foi lançado, e embora não tenha sido o primeiro smartphone ou o primeiro com tela de vidro, ele mudou a indústria. Este primeiro foi comercializado por alguns meses somente nos Estados Unidos, e depois, a cada ano, a Apple lançaria novos modelos do iPhone.
Em 2008, surgiu o primeiro smartphone com Android, o sistema operacional do Google. Fabricado pela HTC, o T-Mobile G1 não era muito moderno em design, mas depois de algum tempo, o Android começou a tomar o mercado, iniciando a competição com o iPhone.
O Samsung SCH-R900 foi o primeiro celular a suportar 4G, lançado em 2010. O modelo não foi muito conhecido, e as vendas não foram boas, principalmente porque ele só estava disponível pela operadora regional MetroPCS, nos Estados Unidos.
Entre os muitos modelos Galaxy da Samsung, o Galaxy S3 se tornou o principal adversário do iPhone, dando início, inclusive, à batalha de direitos autorais entre a Apple e a Samsung. Foi um grande exemplo do potencial do Android e um celular acessível que se espalhou pelo mundo.