"Cada um seguirá seu próprio caminho." Um conflito interno motiva o criador do Linux a apagar 10 anos de trabalho de uma só vez.
A remoção de 'Bcachefs' do kernel Linux não é uma mera discordância técnica: ela reflete uma colisão entre visões de software e estilos de liderança e colaboração.
Todo projeto de desenvolvimento de software é influenciado, em maior ou menor grau, por tensões internas. Mesmo projetos tão consolidados quanto o kernel Linux. Nos últimos meses, um conflito entre Linus Torvalds, criador e principal mantenedor do kernel Linux, e Kent Overstreet, desenvolvedor do moderno sistema de arquivos Bcachefs, saiu do controle, causando o impensável: a eliminação de mais de uma década de trabalho no kernel.
O que é Bcachefs e por que ele é tão promissor?
O Bcachefs é um sistema de arquivos moderno desenvolvido pelo ex-engenheiro do Google Kent Overstreet há mais de 10 anos. Projetado com recursos de ponta como snapshots, criptografia nativa, suporte a RAID e alta eficiência de SSD, ele foi pensado para ser um concorrente sério de sistemas como Btrfs, ZFS ou mesmo EXT4 (o mais comum no Linux).
Desde sua inclusão inicial no kernel 6.7 no início de 2024, o Bcachefs foi considerado "experimental", mas seu potencial o tornou muito promissor para usuários avançados e desenvolvedores no ecossistema Linux.
No entanto, desde suas primeiras interações com a comunidade do kernel, Overstreet provou ser um desenvolvedor tão brilhante quanto conflituoso. E isso nos trouxe até aqui.
Um conflito além de meras diferenças técnicas
Surgiram problemas durante o desenvolvimento do kernel 6.16, especificamente durante a fase de candidatos a lançamento, na qual apenas correções de bugs são permitidas. No entanto, a Overstreet enviou uma solicitação de pull que incluía ...
Matérias relacionadas
Transforme o ChatGPT em um expert com comando simples de apenas 6 palavras
Ex-funcionário da C&M Software, preso por ataque hacker R$ 1 bilhão, afirma ser inocente