PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Android 14 está pronto para "acabar" com chips SIM

O Android 14 terá uma opção de converter um chip físico (SIM) em um chip digital (eSIM), além de permitir transferências de tais dados entre celulares

10 fev 2023 - 14h08
(atualizado às 16h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O Google está prestar a dar um empurrãozinho para o fim dos SIM cards, os famosos chips físicos com o número do celular, com o Android 14. A prévia para desenvolvedores do sistema traz uma opção para converter um chip em um eSIM, que faz a mesma funcionalidade, mas trabalha integrado ao software do celular.

Foto: Brett Jordan/Unsplash / Canaltech

Segundo o especialista Mishaal Rahman, o código-fonte do Android 14 tem uma opção escondida chamada "Converter para eSIM". A página ainda não parece estar finalizada, porque o texto descritivo é encontrado apenas na interface de busca, não em um menu dedicado.

Para tudo funcionar, será preciso usar um aplicativo chamado SIM Manager, que virá pré-instalado no sistema. Esse utilitário já é usado em celulares da linha Pixel, do Google, para oferecer suporte a múltiplos chips e recursos de rede em segundo plano. Muitas dessas funcionalidades já estão no Android 13 QPR2, mas não havia uma integração com o sistema operacional.

Rahman também disse ter encontrado um recurso que permitiria transferir eSIMs entre diferentes dispositivos. Na prática, seria uma maneira de migrar um número de celular do iPhone, que já removeu o espaço para cartão SIM físico nos Estados Unidos, para aparelhos Android. Além disso, funciona como um incentivo para as fabricantes apostarem no formato digital.

Dará para converter cartão SIM em eSIM no Android 14?

Infelizmente, ambas as opções mencionadas não devem ser aplicáveis em todos os cartões SIM atuais. Apenas linhas telefônicas de operadoras que fornecerem suporte à ativação dos eSIMs poderão ser migradas, o que implica em um ajuste manual em cada localidade.

Aqui no Brasil pode levar um bom tempo para isso acontecer, tendo em vista que nem o 5G ainda está totalmente funcional em certas áreas. Converter chips físicos em eSIMs também deve sofrer da mesma barreira tecnológica. Como o comércio de SIMs físico é lucrativo para as companhias brasileiras, principalmente devido aos planos pré-pagos e controle, é difícil visualizar uma liberação no curto prazo.

Como todas as novidades foram visualizadas em um telefone Pixel, será preciso descobrir futuramente se o recurso também será portado para outros fabricantes. Com interesse do Google e da Apple em jogo, talvez haja alguma movimentação na indústria. O jeito é esperar novas versões do Android 14 para ver como esse desenvolvimento evoluirá.

Android 14 com boas novidades

Ontem (9), Rahman descobriu que o sistema operacional do robô vai deixar excluir aplicativos instalados de fábrica. A seção "Aplicativos instalados em segundo plano" mostrará todos os programas instalados por fabricantes ou operadoras de telefonia que não são necessários para o funcionamento normal do celular.

Também foi descoberto que o Android 14 vai permitir login com duas contas no mesmo app. Isso permitiria que as pessoas abrissem duas instâncias do Instagram ou tivessem múltiplas contas do WhatsApp no celular.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade