Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A Ucrânia encontra um calcanhar de Aquiles "crucial" para suas operações: a falta de internet

A dependência da Starlink voltou a colocar sua estratégia em xeque. Sem internet disponível, várias unidades de drones tiveram que suspender suas operações

24 set 2025 - 09h04
(atualizado em 24/9/2025 às 13h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Embora as dúvidas sobre até que ponto a guerra na Ucrânia pode ser mantida com base em drones tenham aumentado nas últimas semanas, o ocorrido na madrugada de 15 de setembro elevou os alertas. O comandante Robert "Madyar" Brovdi confirmou que sua rede caiu em toda a linha de combate.

A culpa foi do que foi chamado de "esqueleto do exército ucraniano", uma rede de operações, inteligência e controle de drones que, sem rede terrestre, depende dos sistemas Starlink de Elon Musk para funcionar. O que nos EUA significaria deixar milhares de pessoas sem internet, no caso da Ucrânia, é perder um elemento, segundo o comandante, "crucial para nossas operações".

É a segunda vez que a Ucrânia enfrenta esse problema

Embora se desconheça a causa da interrupção, a falha obrigou o país a suspender os voos de várias unidades de drones até que a conexão fosse restabelecida, o que demonstrou ser um perigoso calcanhar de Aquiles para as operações da Ucrânia, sobre o qual especialistas já alertavam há algum tempo. A realidade é que depender de um único fornecedor é perigosamente arriscado.

O problema é que não é a primeira vez que algo semelhante acontece. Em 2022, Elon Musk bloqueou a Starlink na Crimeia com um apagão deliberado, impedindo um ataque de drones de longo alcance. Segundo o executivo, permitir essa conexão teria transformado a SpaceX, empresa-mãe da Starlink, em cúmplice de um ato de guerra.

Embora algumas unidades tenham conseguido permanecer no ar usando comunicações por rádio ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Em 1993, ele tomou um golpe do dono de uma loja de computadores; só agora, ele montou o computador com que sonhava

Não é só decoração: a faixa de costura na sua toalha tem funções bastante importantes que quase ninguém sabe

Fã de LEGO não consegue encontrar uma vitrine que caiba na gigante Torre Eiffel, então ele rapidamente procura uma solução inteligente e exibe o modelo em camadas

Gigante dos refrigerantes entra no café e desafia a Nestlé

Itália, Alemanha, Suécia e Finlândia fizeram algo que parecia impensável: lançar seus caças em busca de aviões russos

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade