Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A ciência por trás do cheiro de barata: por que algumas pessoas têm um radar natural contra o inseto e outras não sentem nada?

Pessoas que sentem cheiro de barata têm uma mutação rara no DNA

30 ago 2025 - 13h10
(atualizado em 30/8/2025 às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Provavelmente você já viveu essa situação: alguém diz que está sentindo cheiro de barata, enquanto você não percebe nada, ou então reconhece logo de cara o odor desagradável. Apesar de parecer estranho, essa diferença tem uma explicação científica por trás. Contudo, nem todo mundo consegue identificar esse cheiro, porque essa habilidade está ligada a uma mutação no DNA do indivíduo. A seguir, entenda o que provoca essa desconfortável habilidade de sentir cheiro de barata que, com toda certeza, ninguém gostaria de possuir.

Cheiro de barata? Veja o que a ciência diz sobre isso

A barata é um animal asqueroso, que muita gente sente nojo só de olhar. Então imagine que o cheiro desse animal consegue ser ainda mais desagradavel do que a sua própria existência. Mas o que a ciência diz sobre o cheiro de barata? Pesquisadores descobriram que a capacidade de sentir o cheiro da barata está diretamente ligada ao gene TAAR5, localizado no cromossomo 6 dos seres humanos.

Esse gene produz uma proteína que funciona como um receptor olfativo especializado, responsável por identificar a trimetilamina (TMA), uma substância química liberada pelas baratas para se comunicar. É justamente essa molécula que provoca o odor desagradável que esses animais exalam. É por isso que quem possui essa mutação genética é capaz de sentir o odor, enquanto outras pessoas simplesmente não percebem nada.

Como é o cheiro de barata?

Apesar de terem um papel vital na decomposição de matéria orgânica, as baratas ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Vimos o nascimento de um planeta cinco vezes maior que Júpiter: a impressionante imagem do VLT que já se tornou parte da história da astronomia

O corpo alerta para o Alzheimer muito antes do cérebro; a pista está no intestino

Starlink revela mini laser de 25 Gbps para conexão total

Fata Morgana: Miragem em alto mar faz parecer que navios estão extremamente distorcidos (e por que confundimos com falso horizonte)

Rejeitada por 6 universidades, autodidata de 17 anos resolveu problema que assombrava matemáticos há 40 anos

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade