A China ligou uma turbina eólica tão grande que o edifício mais alto de Espanha cabe entre as suas pás; e faltam 11 metros
A fabricante estatal de trens CRRC quebrou todos os recordes com a maior turbina eólica flutuante do mundo Conhecida como Qihang, ela tem uma torre de 151 metros de altura e um rotor com 260 metros de diâmetro de lâmina a lâmina
Mais conhecida por seus trens de alta velocidade capazes de atingir 450 km/h, a estatal chinesa CRRC Corporation acaba de chegar entrar na corrida de um setor muito diferente: o de turbinas eólicas offshore.
Uma nova escala para a energia eólica offshore
A CRRC comissionou a maior turbina eólica flutuante do mundo. Conhecida como Qihang, ela tem uma torre de 151 metros de altura e um rotor de 260 metros de diâmetro.
A Qihang inaugura uma nova escala para a energia eólica offshore na qual apenas a China compete contra ela mesma. Com 20 MW de capacidade, ela supera as turbinas eólicas flutuantes de 16,6 e 18 MW que, respectivamente, a Envision Energy e a Dongfang Electric implantaram em 2024. No entanto, em breve será superada pelo novo modelo de 22 MW da Mingyang Wind Power.
Girando como um trem de alta velocidade
Com uma velocidade máxima de rotação semelhante à dos trens CRRC, a turbina eólica Qihang pode produzir até 62 GWh de energia por ano, o suficiente para fornecer eletricidade a 37 mil residências por turbina.
Seu design é uma obra de arte de arquitetura modular. Ela permite múltiplas configurações de energia e acomoda diferentes plataformas flutuantes e âncoras. Com materiais capazes de suportar condições extremas, incluindo tufões, ela tem mais de 200 sensores em lâminas, estruturas, sistemas de acionamento, flutuadores e amarrações para monitoramento abrangente.
Primeira unidade em testes
O primeiro Qihang saiu da fábrica da CRRC em Sheyang (província de ...
Matérias relacionadas
Peixe do fim do mundo é avistado em praia do México e pode ser motivo de preocupação
Foram descobertos mamíferos que respiram de uma maneira inusitada e não convencional