Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peixe do fim do mundo é avistado em praia do México e pode ser motivo de preocupação

28 fev 2025 - 16h20
(atualizado em 28/2/2025 às 07h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Um peixe-remo cintilante e esguio, uma criatura das profundezas oceânicas raramente vista próxima à superfície, foi avistado neste mês em Baja California Sur, ao longo da costa do Pacífico mexicano. O animal chamou a atenção de visitantes da praia, que tentaram ajudá-lo a retornar ao mar.

Sinal de alerta?

Os peixes-remo habitam profundidades entre 200 e 1.000 metros, sendo encontrados na maioria das vezes já sem vida, arrastados pelas marés após tempestades. No entanto, neste caso, o turista Robert Hayes, de Idaho, flagrou o animal ainda vivo e registrou o momento em vídeo.

Conhecidos como "peixes do fim do mundo", esses animais marinhos são cercados por lendas e mitos, especialmente no Japão, onde são tradicionalmente considerados presságios de terremotos e tsunamis. Essa crença ganhou força após o terremoto de 2011 no país, quando cerca de 20 peixes-remo foram encontrados nas praias japonesas.

O exemplar avistado no México era relativamente pequeno

Geralmente, esses animais medem cerca de três metros de comprimento, mas o maior já registrado alcançou impressionantes 11 metros, segundo o Museu de História Natural da Flórida. Eles vivem na região mesopelágica do oceano, entre 200 e 1000 metros de profundidade e uma das áreas menos exploradas do planeta, onde a luz solar não penetra. Hayes relatou que o peixe encontrado apresentava sinais de ferimentos e foi levado para análise de um biólogo marinho.

O avistamento ocorreu pouco depois de outra criatura das profundezas, ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Eles rastejaram para uma caverna, comeram morcegos e agora estão se transformando em uma nova espécie: crocodilos anões laranja

A água é uma bebida muito saudável. Pesquisadores de Harvard descobriram algo igualmente saudável: o café

A computação reversível promete algo que parece impossível: chips que recuperam energia durante a operação

Limpar demais a casa não é tudo o que dizem: os cientistas explicam por que isso pode ser prejudicial

Foram descobertos mamíferos que respiram de uma maneira inusitada e não convencional

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade