Peixe do fim do mundo é avistado em praia do México e pode ser motivo de preocupação
Um peixe-remo cintilante e esguio, uma criatura das profundezas oceânicas raramente vista próxima à superfície, foi avistado neste mês em Baja California Sur, ao longo da costa do Pacífico mexicano. O animal chamou a atenção de visitantes da praia, que tentaram ajudá-lo a retornar ao mar.
Sinal de alerta?
Os peixes-remo habitam profundidades entre 200 e 1.000 metros, sendo encontrados na maioria das vezes já sem vida, arrastados pelas marés após tempestades. No entanto, neste caso, o turista Robert Hayes, de Idaho, flagrou o animal ainda vivo e registrou o momento em vídeo.
Conhecidos como "peixes do fim do mundo", esses animais marinhos são cercados por lendas e mitos, especialmente no Japão, onde são tradicionalmente considerados presságios de terremotos e tsunamis. Essa crença ganhou força após o terremoto de 2011 no país, quando cerca de 20 peixes-remo foram encontrados nas praias japonesas.
O exemplar avistado no México era relativamente pequeno
Geralmente, esses animais medem cerca de três metros de comprimento, mas o maior já registrado alcançou impressionantes 11 metros, segundo o Museu de História Natural da Flórida. Eles vivem na região mesopelágica do oceano, entre 200 e 1000 metros de profundidade e uma das áreas menos exploradas do planeta, onde a luz solar não penetra. Hayes relatou que o peixe encontrado apresentava sinais de ferimentos e foi levado para análise de um biólogo marinho.
O avistamento ocorreu pouco depois de outra criatura das profundezas, ...
Matérias relacionadas
Foram descobertos mamíferos que respiram de uma maneira inusitada e não convencional