A China afia suas garras robóticas: uma empresa criou um robô humanoide de R$ 238 mil que já está disponível para pré-venda
As empresas do gigante asiático continuam mostrando avanços no desenvolvimento da robótica
Imagine só: um robô humanoide serve uma bebida para você no seu bar favorito, outro dirige o trânsito com precisão milimétrica e, no banco ou no hospital, uma máquina com aparência humana dá as boas-vindas. Algumas pessoas até encontram companhia nesses autômatos projetados para parecerem empáticos. Em um mundo em constante avanço, o futuro parece claro: os robôs humanoides estarão por toda parte.
Quanto falta para que essa visão se torne realidade? Não sabemos ao certo. Tampouco quais desafios desconhecidos surgirão pelo caminho. O que é fato é que a corrida para desenvolver humanoides está mais intensa do que nunca. E nessa competição global, com empresas dos EUA e da China na liderança, o mais recente movimento da chinesa UBTech Robotics não passou despercebido.
Um humanoide em escala real
O Centro de Inovação de Robôs Humanoides de Pequim e a UBTech Robotics apresentaram o Tien Kung Xingzhe, um robô humanoide com dimensões semelhantes às de um adulto. Como podemos ver nas imagens, seu design é bastante futurista, com um torso metálico em tons de cinza e preto, braços articulados e uma cabeça sem traços faciais. Mas, além da estética, ele se destaca por várias vantagens:
- Biomimetismo avançado. Sua estrutura e movimentos foram projetados para imitar com grande precisão os de um ser humano, permitindo que interaja de forma mais natural com o ambiente ao seu redor.
- Máxima estabilidade. Consegue se mover com fluidez mesmo em terrenos complicados como montanhas, ...
Matérias relacionadas