Fácil e rápido: veja como fazer um pão português vegano

Muita gente nos pergunta se veganos comem pães, e além de responder essa questão tão comum, vamos passar uma receita fácil e simples.

9 jul 2022 - 05h00
Foto: CanvaPro

Uma vez publiquei um stories na página Vegano Periférico falando da experiência e a troca de ideia que eu tive com o padeiro sobre os ingredientes e a forma de preparo. 

Por incrível que pareça, a maior dúvida que surgiu das pessoas foi: mas veganos comem pão?

Publicidade

E eu fiz questão de responder um por um, mas como eram muitos, fiz alguns stories explicando melhor e é disso que vamos falar aqui hoje, além de passar uma deliciosa receita de pão portugues muito fácil de fazer. 

Mas afinal, veganos comem pão? 

A resposta é sim, claro. Mas realmente tem umas questões a se considerar. A maior parte dos pães não contém leite, ovos ou banha de porco. Diversos pães de forma que encontramos em qualquer lugar do Brasil, não contém ingredientes de origem animal.

O pão mais famoso do Brasil que é conhecido como carioquinha, pão francês ou pão de sal, dependendo da região originalmente não contém ingredientes de origem animal, no entanto, algumas padarias colocam banha de porco na receita ou pincelam o pão com margarina ou ovo para dourar (isso deve ser verificado na hora de comprar). 

Publicidade

Se não queremos consumir pães com esses ingredientes, é só lermos os rótulos na embalagem ou perguntar ao padeiro ou para quem estiver fornecendo o preparo como é feito e pronto. Todas as vezes que eu perguntei de forma educada e respeitosa, descobri como era feito e o que era utilizado na produção. 

A publicação que eu fiz no stories era o seguinte: perguntei os ingredientes do pão francês para o padeiro e ele disse que não tinha nada de origem animal. Quando cheguei em casa, percebi que estava pincelado com margarina, aí voltei lá no dia seguinte e perguntei se eles pincelavam o pão com margarina e a resposta foi: ''O padeiro da tarde pincela sim o da manhã não''. 

Ou seja, mesmo numa padaria que eu já tinha me informado, e já sabia como o pão era feito, só pelo fato de mudar o padeiro mudou a forma que o preparo era feito. Então é tudo uma questão de trocar ideia e se informar, não precisamos parar de consumir porque não sabemos como é feito, pelo contrário, é possível comer diversas e diversas coisas sem nada de origem animal que nem imaginamos que era possível. Hoje vamos passar uma receita clássica que naturalmente é vegana.

Ingredientes: 

500g de farinha de trigo

Publicidade

1 colher de sobremesa de sal

1/2 sachê de fermento biológico seco

350ml de água morna

Modo de preparo: 

Coloca tudo numa tigela e misture bem

Sove por uns 15 minutos, até a massa ficar lisa

Faça um formato redondo e coloque numa tigela para crescer e unte a massa com óleo ou azeite 

Coloque um pano umedecido  por cima da tigela e deixe descansar por uns 30 minutos. Se tiver muito frio, pode deixar mais.  

Publicidade

Depois que a massa cresceu, transfere para uma superfície com um pouco de farinha e divida ela em duas

Dobre a massa tipo um envelope várias vezes e faça o formato que quiser 

Coloque ela pra crescer novamente com um pouco de farinha em cima e deixe descansar por mais 30 minutos. 

Depois coloque na forma untada com óleo, faça os cortes e leve ao forno preaquecido a 200°C por 30 minutos. Tá pronto!

Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações