Curso totalmente gratuito, do básico ao avançado, é para moradores da Rocinha, Vidigal, Mangueira e Cidade de Deus. Material e inscrição também são gratuitos; seleção é para maiores de 14 anos e feita com apoio das associações de moradores locais.
O empresário brasileiro Leo Reis, radicado nos Estados Unidos e proprietário de uma rede de escolas de inglês de referência, está implantando um projeto pessoal na Rocinha, Vidigal, Mangueira e Cidade de Deus: a doação de 2 mil bolsas de estudo, do básico ao avançado, em cada uma dessas favelas cariocas.
Na Rocinha e no Vidigal, o processo de seleção já começou; nas outras duas comunidades, ocorrerá até o final do ano, em parceria com as associações de moradores, que colaboram com o projeto da American English Academy. Em 2023, a escola foi reconhecida como a melhor de inglês nos EUA pelo International Business Institute.
Os estudantes contemplados terão 24 meses de acesso à plataforma e podem concluir o curso em 15 meses, seguindo um método que vai do básico ao avançado, dividido em 60 módulos. Cada módulo pode levar até três horas de estudo, e o material pode ser acessado tanto pelo aplicativo quanto pelo computador. O critério de seleção exige ter, no mínimo, 14 anos e residir em uma das comunidades participantes.
“Rompemos com o modelo elitizado e provamos que é, sim, possível aprender de forma prática e transformadora”, afirma Leo Reis, mestre em Linguística. Ele tem levado sua metodologia para ambientes inusitados, como o universo esportivo.
Em parceria com clubes como Grêmio, Santos, Atlético-MG e Goiás, implementou programas de ensino prático para jogadores, funcionários e até torcedores, com foco em imersão cultural e desenvolvimento de habilidades reais de comunicação. A proposta é simples: criar um ambiente realista desde o primeiro contato com o idioma.
Pessoas interessadas devem procurar as associações de moradores das comunidades participantes. Inscrição, curso e material didático são totalmente gratuitos.