Heliópolis, a segunda maior favela de São Paulo, ganhará o Teatro Baccarelli, uma sala de concertos com projeto sustentável, mão de obra local e programação cultural de alto nível, com inauguração marcada para 25 de novembro de 2025.
O Baccarelli, instituição que promove a transformação social por meio da formação musical de excelência, inaugura em 25 de novembro, terça-feira, às 9h, o Teatro Baccarelli, a primeira sala de concertos da favela de Heliópolis, zona sul, a segunda maior da capital paulista.
A sala de concertos é resultado de parceria entre iniciativa privada, poder público e sociedade civil, e foi construída com gestão de baixo impacto ambiental e contratação prioritária de moradores locais.
“Nossas crianças e jovens estudam e ensaiam o ano todo para se apresentarem, por isso o Teatro Baccarelli será a concretização deste trabalho, para que a comunidade e as famílias possam aplaudir o talento e a dedicação”, afirma o maestro e CEO Edilson Ventureli.
Local quer ter programação cultural de alto nível
Utilizando materiais de baixo impacto ambiental, a construção da obra foi pensada para garantir a sustentabilidade. A gestão do projeto priorizou a contratação de moradores locais, gerando emprego direto e qualificação profissional para a comunidade.
O Teatro Baccarelli contará com tecnologia avançada para autonomia em produção audiovisual e eventos, impulsionando a economia da região com base na programação cultural de alto nível, de forma acessível.
O novo palco apresenta para as empresas um case de sucesso que propõe fortalecer a reputação, engajar colaboradores e entregar resultados mensuráveis em impacto social, ambiental e territorial.
Serviço:
Inauguração Oficial Teatro Baccarelli
Quando: 25 de novembro, terça-feira, 9 horas
Endereço: Estrada das Lágrimas, 2317, Heliópolis, Ipiranga, São Paulo - SP
Programação
25.11, terça-feira
09h30 Abertura: Carlos Tramontina, jornalista e conselheiro do Baccarelli, apresenta Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH) e sob regência do Maestro Karabtchevsky ao palco.
09h50: Discurso do Edilson Ventureli, CEO do Baccarelli.
10h: Apresentação Artística Orquestra e Coral Sementes do Amanhã.
10h05: Discurso do Eduardo Saron, Presidente da Fundação Itaú, patrocinador Master.
10h14: Apresentação Artística Coral Jovem Heliópolis.
10h27: Apresentação Artística da OSH convida Simoninha e Zé Ricardo.
10h35: Discurso do Prefeito Ricardo Nunes.
10h44: Apresentação Artística OSH executa um Medley Aquarela.
10h49: Discurso do Governador Tarcísio Freitas.
10h55: Encerramento oficial da solenidade.
11h Participação Especial: OSH, Coral, Simoninha e Zé Ricardo. Música Depende de Nós.
20h Concerto Oficial Orquestra Sinfônica Heliópolis sob regência do Maestro Karabtchevsky.
26.11, quarta-feira
20h: Show com Péricles, Simoninha, Zé Ricardo e Orquestra Sinfônica Heliópolis, somente para convidados.