Guia gratuito destaca turismo sustentável, gastronomia, atrações culturais e outros empreendimentos em seis favelas cariocas. Proposta é valorizar negócios e promover o turismo sustentável, ou regenerativo.
Quer visitar a locação do filme Tropa de Elite, no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro? Ou conhecer a Cantina da Val, do famoso empadão de frango? Essas e outras opções turísticas de seis favelas cariocas estão no Descubra a Favela – Um Guia para Viver a Favela de Dentro. Gratuito, está escrito em português, inglês e espanhol.
São negócios como a Sorveteria da Leka, que oferece “refresco para quem sobe a comunidade”, no Vidigal, ou a “laje famosa pela vista que inspira a sensação de estar no céu”, o Mirante Porta do Céu, na Rocinha.
Além do Morro da Babilônia, Vidigal e Rocinha, o Guia selecionou atrações turísticas da primeira favela do Rio de Janeiro, na Providência, além de Pavão/Pavãozinho/Cantagalo e Dona Marta, onde a moradora Maria Helena coleciona centenas de relógios espalhados por todos os cômodos.
A iniciativa é resultado do projeto Jornada Inovadora do Turismo, desenvolvido pelo Instituto Aupaba. O lançamento coincidiu com a celebração dos 14 anos da Favela Orgânica, iniciativa idealizada pela chef Regina Tchelly, referência internacional em gastronomia sustentável.
Ela fez uma feijoada vegetariana para receber operadoras, agências, agentes de turismo e jornalistas para o lançamento do Guia no Morro da Babilônia – localizado entre Botafogo, Urca, Leme e Copacabana, abriga duas favelas: Babilônia e Chapéu-Mangueira. Os moradores mais antigos vieram do Norte e Nordeste, em busca de melhores condições de vida e trabalho.