Guia de favelas, em três línguas, vai do cenário de Tropa de Elite ao empadão da Val

Seis favelas cariocas mostram o que têm de melhor em turismo sustentável numa guia gratuito em português, inglês e espanhol

2 out 2025 - 04h59
Resumo
Guia gratuito destaca turismo sustentável, gastronomia, atrações culturais e outros empreendimentos em seis favelas cariocas. Proposta é valorizar negócios e promover o turismo sustentável, ou regenerativo.
Em primeiro plano, Regina Tchelly, referência internacional em gastronomia sustentável, fundadora do Favela Orgânica no Morro da Babilônia
Em primeiro plano, Regina Tchelly, referência internacional em gastronomia sustentável, fundadora do Favela Orgânica no Morro da Babilônia
Foto: Divulgação

Quer visitar a locação do filme Tropa de Elite, no Morro da Babilônia, no Rio de Janeiro? Ou conhecer a Cantina da Val, do famoso empadão de frango? Essas e outras opções turísticas de seis favelas cariocas estão no Descubra a Favela – Um Guia para Viver a Favela de Dentro. Gratuito, está escrito em português, inglês e espanhol.

São negócios como a Sorveteria da Leka, que oferece “refresco para quem sobe a comunidade”, no Vidigal, ou a “laje famosa pela vista que inspira a sensação de estar no céu”, o Mirante Porta do Céu, na Rocinha.

Publicidade

Além do Morro da Babilônia, Vidigal e Rocinha, o Guia selecionou atrações turísticas da primeira favela do Rio de Janeiro, na Providência, além de Pavão/Pavãozinho/Cantagalo e Dona Marta, onde a moradora Maria Helena coleciona centenas de relógios espalhados por todos os cômodos.

A iniciativa é resultado do projeto Jornada Inovadora do Turismo, desenvolvido pelo Instituto Aupaba. O lançamento coincidiu com a celebração dos 14 anos da Favela Orgânica, iniciativa idealizada pela chef Regina Tchelly, referência internacional em gastronomia sustentável.

Ela fez uma feijoada vegetariana para receber operadoras, agências, agentes de turismo e jornalistas para o lançamento do Guia no Morro da Babilônia – localizado entre Botafogo, Urca, Leme e Copacabana, abriga duas favelas: Babilônia e Chapéu-Mangueira. Os moradores mais antigos vieram do Norte e Nordeste, em busca de melhores condições de vida e trabalho.

Fonte: Visão do Corre
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se